16/05/2023 às 11h29min - Atualizada em 17/05/2023 às 00h00min

Neurociência aplicada à educação: Motrix fecha parceria com a Árvore para solução com foco em performance leitora

LitMetrix é um sistema digital de monitoramento e avaliação da performance leitora dos alunos em idade escolar

SALA DA NOTÍCIA Motrix
https://motrix.global
LitMetrix

A startup de educação Motrix (https://motrix.global)- por meio do Motrix Lab, seu laboratório de pesquisa neurocientífica aplicada à educação - criou o LitMetrix, um sistema digital de monitoramento e avaliação da performance leitora dos alunos em idade escolar. 

O Litmetrix é baseado em uma área de ponta da neurociência chamada "neurociência computacional". A partir de uma avaliação lúdica e rápida, que pode ser feita online em cerca de 3 minutos, é possível trazer informações cientificamente apuradas sobre o desenvolvimento cognitivo de alunos na educação básica.

No segundo semestre de 2023, a EdTech Árvore incluirá o LitMetrix em sua plataforma gamificada de leitura. A Árvore é mais conhecida por seu módulo Árvore Livros, com mais de 40 mil livros e audiolivros, que já beneficia cerca de 2 milhões de alunos de mais de 11 mil escolas públicas e privadas do Brasil.

Integrada na plataforma Árvore, o LitMetrix permitirá um monitoramento constante e, em alguns casos, preditivo, do desenvolvimento da performance leitora dos alunos.  Dessa forma, serão fomentadas intervenções que reforcem o desenvolvimento daqueles alunos que mais precisam de apoio, bem como serão identificadas e validadas melhores práticas pedagógicas no desenvolvimento das habilidades de leitura.

Além disso, o LitMetrix avalia a complexidade narrativa de livros e textos. Isso será aplicado na plataforma gamificada de leitura da Árvore para oferecer uma solução adaptativa que leva em conta a avaliação recorrente dos alunos para fazer recomendações precisas de leitura para cada um, estimulando o desenvolvimento constante das leitura de forma individualizada.

Mais informações em [email protected].

Sobre a Motrix

A Motrix Techknowledge é uma startup de educação fundada em 2021 pela SQUARE Knowledge Ventures. A Motrix é especializada no desenvolvimento de soluções inovadoras para o desenvolvimento de experiências de aprendizagem híbridas, baseadas em evidências e em inteligência curricular. O objetivo maior da Motrix é que as escolas sejam protagonistas de seus processos de ensino e aprendizagem, podendo adaptar as soluções pedagógicas à realidade e de seus alunos, sempre contando com soluções de avaliação que instrumentalizem o professor a poder agir de forma precisa, prática e eficiente.

Sobre a Árvore

A Árvore é uma plataforma gamificada de leitura que incentiva o prazer em aprender. Voltada para instituições públicas e privadas, a EdTech tem o objetivo de potencializar habilidades na educação básica e formar cada vez mais leitores no Brasil. Ao todo são mais de 11 mil escolas atendidas, impactando positivamente a vida de 2 milhões de alunos, com o suporte de 200 mil professores. Com mais de 40 mil títulos e conteúdos de atualidade, seus módulos de leitura utilizam a gamificação para ampliar a frequência de leitura, unindo aprendizagem, jogos e inteligência artificial. Focada na inovação, o ambiente virtual também oferece suporte pedagógico aos educadores, sequências didáticas, atividades, relatórios e trilhas de leitura.


Link
Notícias Relacionadas »