26/06/2023 às 10h55min - Atualizada em 26/06/2023 às 16h00min

Apps dos patrocinadores do BBB 23: marcas devem apostar em estratégias para melhorar a experiência dos usuários, aponta estudo

Análise da RankMyApp aponta pouco impacto durante a realização do programa, com destaque para o baixo número de reviews relacionados ao tema

SALA DA NOTÍCIA Lícia Maria Assunção Martins
São Paulo, junho de 2023 – Há pouco mais de um mês, chegou ao fim a 23ª edição do Big Brother Brasil, um dos programas de televisão mais assistidos no país, que chama a atenção não apenas pelo engajamento das torcidas nas redes sociais, mas também pela fila de patrocinadores em busca de visibilidade. Pensando nisso, a RankMyApp - empresa referência global em mobile growth, inteligência de marketing e gestão de mídia mobile first – realizou um estudo com informações detalhadas sobre os anunciantes e como os aplicativos são impactados no período do reality show. 

Um dos dados que chama a atenção é a quantidade de reviews. Considerando o número de avaliações que citam o BBB na comparação com o total de menções às marcas, foi registrado um baixo percentual, com mínimo impacto. Além disso, 88% dos reviews que citam o programa foram classificados como reclamações e apenas 6% registraram elogios.


“Pelo que observamos, os usuários reclamam que o alto investimento em publicidade no BBB 23 deveria ser voltado para tecnologia, suporte e desenvolvimento do aplicativo. Ao ativar campanhas de awareness desse porte, as empresas devem investir internamente junto ao seu time de tecnologia para preparar seus apps e demais canais, de modo a suportar tamanho volume de novos usuários”, analisa o CEO da RankMyApp, Leandro Scalise.

“Em alguns pontos, questionamos o fato de que, se o app se propõe à exposição em massa por meio do programa, deve antes estar preparado para o aumento de acessos, a fim de evitar falhas logo na tela de login, o que compromete o desempenho e a posterior avaliação do usuário”, acrescenta.

Reviews sobre cada marca presente no BBB
No app do Carrefour, supermercado oficial da edição 2023, em janeiro, foram apenas 15 reviews citando o Big Brother, de um total de 857 (número que representa apenas 1,75%); no mês de fevereiro, foram 23, de um total de 663 (3,47%); em março, foram registrados 13 reviews, de 464 no total (2,80%); e, em abril, 6 reviews de 433 (1,39%).

Quando observados os dados do aplicativo das Farmácias Pague Menos, os números são ainda menos significativos: em janeiro, foi registrado apenas 1 review citando o Big Brother, de um total de 211 (0,47%); em fevereiro, foram 3 do total de 235 (1,28%); em março, não houve registro; e, em abril, 1 review de 250 (0,40%).

Já o app do Quinto Andar registrou em janeiro apenas 2 reviews que citam o BBB, de um total de 274 (0,73%); em fevereiro, foram 5 de 277 (1,81%); em março, 2 de 293 (0,68%); e, em abril, 1 review de 300 (0,33%).

Os dados do aplicativo da Riachuelo apresentaram registro de review citando o BBB apenas no mês de fevereiro: foi 1 citação do total 408, o que representa o percentual de 0,25%. No app da Stone, nova patrocinadora em 2023, houve registro apenas em fevereiro e em abril: ambos com 1 review de 198 (0,51%).

Em relação ao Zé Delivery, no mês de janeiro, foram registrados 3 reviews citando o Big Brother de um total de 1.702 (0,18%); em fevereiro, foram 10 de 2.072 (0,48%); e, em março, 4 de 2.070 (0,19%).

Evolução dos ratings
A equipe da RankMyApp analisou ainda outra variável importante que deve ser considerada pelas marcas durante patrocínios como no BBB. O estudo apresenta a evolução dos ratings durante o programa e compara com o mesmo período do ano passado, para verificar se houve grande incremento de volume ou notas mais altas. 

 Com uma maior variação positiva no percentual de reviews 5 estrelas, os aplicativos que registraram mais satisfação entre os usuários no comparativo de 2022 e 2023 foram: Zé Delivery (93.646), Ton (36.460) e Riachuelo (9.392).

Quando considerada a maior variação positiva no percentual de avaliações, os aplicativos considerados mais populares são: TikTok (2.182.829), Zé Delivery (98.761) e Stone (22.955).

Já a maior variação positiva no porcentual de rating médio foi notada nos apps TikTok (0,02), Stone (0,02) e Zé Delivery (0,01).

No geral, os aplicativos que tiveram melhor desempenho foram TikTok, Zé Delivery e Stone, todos com um aumento significativo no número total de avaliações, no total de avaliações com 5 estrelas e no rating médio. 
“Nosso estudo disponibiliza informações privilegiadas, pois reunimos análises que permitem um melhor gerenciamento para aplicativos da Google e Apple que estão buscando estratégias de marketing para investir em programas como o BBB. É preciso que as empresas invistam em uma equipe de especialistas para monitorar e analisar os resultados da estratégia de marketing em tempo real, para poder realizar ajustes e melhorias ao longo do programa”, indica Leandro Scalise.

“Uma estratégia bem planejada e executada garante que uma marca patrocinadora do BBB possa obter uma grande repercussão e impacto para o seu app nas lojas do Google e Apple”, finaliza o executivo.

Para conferir o estudo completo e saber detalhes sobre os principais patrocinadores do BBB, clique aqui !

Sobre a RankMyApp
A RankMyApp é referência global em inteligência de marketing e gestão de mídia para aplicativos mobile, ajudando a gerar resultados em mais de 600 clientes em 17 países, como Itaú, Didi, Magazine Luiza e Vivo. As soluções de Mobile Intelligence e Mobile Performance oferecem uma visão 360º, além de expertise técnica para estabelecer as melhores estratégias para cada aplicativo. Sempre com orientação a dados e foco na geração de resultados, de acordo com as necessidades e indicadores de cada cliente.
 
Link
Notícias Relacionadas »