02/04/2019 às 13h41min - Atualizada em 05/04/2019 às 11h42min

Liberação das apostas esportivas pode trazer novas rendas para os clubes

A lei promulgada por Temer apenas colocou uma regulamentação maior em um mercado que já existia no Brasil e não era ilegal.

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Apostas Esportivas


O ex-presidente Michel Temer em dezembro do ano passado promulgou a lei 13.756/2018, que tornou lícita em todo o território nacional a atividade das apostas esportivas de quotas fixas, um mercado que atualmente já movimenta R$ 4 bilhões anualmente segundo estudos da Fundação Getúlio Vargas, a FGV. E quem já está de olho nesta liberação são os clubes do futebol nacional, tentando conseguir uma porcentagem deste valor em patrocínios.

A lei promulgada por Temer apenas colocou uma regulamentação maior em um mercado que já existia no Brasil e não era ilegal. A lei que tornou proibidos os jogos no Brasil assinada em 1946 pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, obviamente, não contemplava a internet. Com isso, apostar era lícito desde que o site em que o jogador realiza suas apostas não esteja localizado no Brasil.

Por este motivo uma boa parte dos mais de 8 mil sites de apostas que funcionam em todo o mundo possuíam versão em português e atendimento personalizado para o público brasileiro. É o caso por exemplo do site Betz Club, referência no mercado de apostas esportivas na América do Sul e que por conta de seu foco nos clientes brasileiros possui milhares de clientes em território nacional.

Esta regulamentação assinada pelo antigo governo tem até 4 anos para entrar em vigor e será benéfica para todos os lados. Para os jogadores que terão um suporte ainda maior, para o governo que poderá arrecadar com impostos e tributações e para as empresas, que com regras mais definidas poderão inclusive investir mais no mercado brasileiro.

Os sites de apostas esportivas começam também a entrar na mira dos clubes do futebol nacional, que também podem se beneficiar da entrada destas empresas no mercado nacional para conseguir novas verbas com patrocínios, algo que hoje está basicamente nas mãos de bancos e empresas financeiras.

Um grande exemplo dos patrocínios de empresas esportivas vem da Inglaterra. Neste ano na Premier League dos seus 20 clubes tem 9 deles estampando em sua camisa a marca de uma empresa desse ramo. E aqueles que não colocam a marca na camisa, como Manchester City, Manchester United e Liverpool possuem parcerias estratégicas com empresas de apostas.

Também segundo estudos da FGV com a liberação das apostas esportivas o faturamento deste mercado logo nos primeiros anos pode superar os R$ 10 milhões, valor este que pode dar em caso de parcerias um novo respiro para os endividados clubes nacionais.



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