26/06/2023 às 12h16min - Atualizada em 26/06/2023 às 16h00min

Turismo proporciona uma série de benefícios econômicos, sociais e culturais aos municípios

CONISUD e ACISE circulam exposição entre estudantes e público

SALA DA NOTÍCIA Mauricio Coutinho
www.revistapaulista.com.br
Maurício Coutinho

Após circular por estações das linhas Amarela e Lilás de metrô de SP e da CPTM/Via Mobilidade, linhas Diamante e Esmeralda, a exposição "Meio Ambiente & Turismo Paulista", passou a circular de março a julho de 2023, pelos municípios do CONISUD, Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da grande São Paulo, a saber, Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Ibiúna, Cotia e Vargem Grande Paulista. A mostra cultural com imagens e informações turísticas, culturais e gastronômicas das cidades, tem a curadoria de Maurício Coutinho, produção de Mara Porto, revisão de J. Ivo Brasil, print da Flippaper, apoio cultural da Sincoplastic Embalagens Flexíveis e da Acise/Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu.




O turismo desempenha um papel fundamental para os municípios paulistas, proporcionando uma série de benefícios econômicos, sociais e culturais. Aqui estão algumas das principais razões pelas quais o turismo é importante para essas localidades:

  1. Geração de empregos: O turismo é um setor intensivo em mão de obra, o que significa que ele cria uma quantidade significativa de empregos diretos e indiretos nas comunidades locais. Isso inclui oportunidades de trabalho em hotéis, restaurantes, agências de viagens, guias turísticos, artesãos e muitos outros segmentos relacionados.

  2. Estímulo à economia local: Os turistas gastam dinheiro em hospedagem, alimentação, transporte, compras e atividades de lazer nas cidades que visitam. Isso impulsiona a economia local, aumentando a receita de empresas e estabelecimentos comerciais, gerando renda para os moradores e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

  3. Diversificação econômica: Para os municípios que dependem predominantemente de setores específicos, como agricultura ou indústria, o turismo oferece uma oportunidade de diversificar a economia. Isso cria uma base econômica mais estável e resiliente, reduzindo a dependência de uma única atividade econômica.

  4. Preservação do patrimônio cultural e natural: O turismo muitas vezes promove a preservação do patrimônio cultural e natural das cidades. À medida que os turistas valorizam a história, a arquitetura, as tradições e a natureza de um local, existe um incentivo maior para conservar esses recursos e garantir que estejam disponíveis para as gerações futuras.

  5. Intercâmbio cultural e entendimento mútuo: O turismo traz pessoas de diferentes origens e culturas para interagir com os moradores locais. Isso promove o intercâmbio cultural, a troca de experiências e perspectivas, e contribui para o entendimento mútuo entre pessoas de diferentes partes do país e do mundo.

  6. Investimentos em infraestrutura: O aumento do turismo pode levar ao desenvolvimento de infraestrutura e serviços aprimorados, como melhorias nas estradas, transporte público, sinalização, instalações turísticas e áreas de lazer. Esses investimentos beneficiam tanto os turistas quanto os residentes locais.

  7. Promoção da identidade local: O turismo pode ajudar a promover e fortalecer a identidade local. À medida que os visitantes exploram a cultura, a culinária, os eventos e as tradições de uma cidade, eles ajudam a preservar e valorizar a identidade única do local, ao mesmo tempo em que a promovem para o mundo.

Em suma, o turismo desempenha um papel vital para os municípios paulistas, impulsionando a economia, criando empregos, preservando o patrimônio cultural e natural, promovendo o intercâmbio cultural e contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.


Link
Notícias Relacionadas »