29/06/2023 às 13h46min - Atualizada em 30/06/2023 às 00h00min

Automação do BC Correio, serviço do Banco Central que registra queixa de consumidores, acelera resolução de problemas e transforma a experiência de clientes com bancos

Com a tecnologia, reclamações são apuradas e avaliadas mais rapidamente, melhorando o serviço para o cliente final. No 1º trimestre desse ano, segundo informações públicas, o Banco Central registrou mais de 45.000 reclamações em seu sistema.

SALA DA NOTÍCIA Luciana Santos Tardioli
www.uipath.com
Divulgação - UiPath
A UiPath, líder global no desenvolvimento de softwares de automação empresarial, em parceria com a Redesign, consultoria com skill em Inteligência Artificial (IA) e Automação de Processos (RPA), concretizaram o caso de sucesso com o processo de automação do serviço BC Correio, do Banco Central Brasileiro (BACEN). O BC Correio é o sistema de comunicação entre o Banco Central e todas as instituições financeiras no Brasil, por meio do qual diariamente trafegam centenas de feedbacks de clientes finais sobre todos os serviços prestados pelos bancos nacionais no varejo. “Estamos falando de alta tecnologia para tratar de forma acelerada as reclamações das instituições financeiras visando ações corretivas e preventivas, que garantam a satisfação do cliente entregando mais qualidades nos serviços. Isso é democratizar inteligência Artificial e RPA de maneira simples e rápida”, explica Daniele Soares C. Carvalho, CEO da Redesign Consultoria.
Segundo ela, a automação do trabalho do BC Correio se fez necessária, entre outros motivos, porque as queixas de clientes que trafegam no sistema quase sempre se transformam em passivo jurídico e em risco à reputação das instituições financeiras, se o Banco Central não receber uma resposta satisfatória para a reclamação em um intervalo curto de tempo. Vale lembrar que o Banco Central divulga trimestralmente o ranking das instituições nacionais com mais reclamações, justamente com base no que o sistema do BC Correio registra. “Só a partir daí fica bastante clara a importância de se administrar essas informações com agilidade e precisão, para que as instituições também tenham tempo de se manifestar rapidamente. Ninguém quer entrar nesse ranking e o cliente final merece um serviço melhor”, diz Mauricio Grohs, VP regional da UiPath para o Brasil. “Com o nosso trabalho de automação, os bancos podem acelerar a resolução de problemas com os clientes, reduzir passivo jurídico, diminuir o tempo de resposta junto ao BACEN e, consequentemente, reduzir riscos à reputação da marca”.
A automação do trabalho se dá a partir da plataforma da UiPath que, conectada ao sistema do BACEN via APIs, captura e salva os documentos. A partir daí, via aprendizado da máquina (machine learning), a Inteligência Artificial identifica o banco ao qual a informação se refere, verifica se é ou não uma queixa e, se for, classifica a motivação. O sistema de automação ainda realiza um resumo analítico da reclamação para dar suporte à área jurídica da instituição financeira, para que a defesa do processo seja melhor fundamentada e mais rápida. Depois, a solução ainda entrega as respostas ao BACEN. “Trata-se de uma tecnologia end to end, ou seja, a plataforma UiPath executa toda a cadeia de tarefas do início ao fim, com uso do RPA para a automação dos processos, mais a Inteligência Artificial e Machine Learning”, diz Mauricio.


A solução oferece um treinamento intuitivo para que as interfaces usuárias ensinem ao robô as informações que devem ser priorizadas na classificação dos dados, em um modelo 100% aberto, que oferece a possibilidade de documentação de todo tipo de informação e processo executado pela Inteligência Artificial e também alterações no treinamento da máquina, se for necessário.
“Além dos benefícios operacionais ao BC Correio, na medida em que a tecnologia apura e classifica as informações com bastante acurácia, cria-se um repositório de dados importantíssimo para o desenvolvimento de ações de prevenção a problemas que geram queixas. Ou seja, estamos falando da automação agindo não somente para ampliar a eficiência e o desenvolvimento do setor mas, sobretudo, para melhorar os serviços e os atendimentos para nós, humanos”, completa Daniele.
Para mais detalhes sobre a ação da plataforma UiPath no BC Correio, acesse aqui. 

Sobre a UiPath

UiPath (NYSE: PATH) tem a missão de aprimorar a geração de valor para que mais pessoas possam trabalhar de forma mais criativa, colaborativa e estratégica. A UiPath Business Automation Platform, com a tecnologia de IA, combina a solução líder de automação robótica de processos (RPA), com um conjunto completo de recursos para entender, automatizar e operar processos de ponta a ponta, oferecendo uma relação exclusiva de criação de valor. Para organizações que precisam evoluir para sobreviver e prosperar em tempos de grandes mudanças, a UiPath é The Foundation of Innovation™. Para maiores informações acesse www.uipath.com.
 



Sobre a Redesign

A Redesign tem o propósito de fazer pessoas e empresas melhores, democratizando o uso de tecnologias avançadas. Hoje a Redesign possui certificações globais e times com skills diferenciados além de setores como o RDN LABS  que trabalha voltado a pesquisa e desenho de soluções com inteligência artificial, computação em nuvem , automações de processos, chatbots, enfim um portfólio que atende grandes clientes dentro e fora do Brasil , além de colaborar com o desenvolvimento e melhoria das ferramentas junto aos fornecedores.


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