02/07/2023 às 15h06min - Atualizada em 03/07/2023 às 00h00min

Turismo em Ribeirão Pires: natureza e cidade se encontram em refúgio a 40 km da capital

Município oferece opções de atividades que incluem passeio religioso, ecológico e rural

SALA DA NOTÍCIA Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/turismo-em-ribeirao-pires-natureza-e-cidade-se-encontram-em-refugio-a-40-km-da-capital/
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Localizado numa área de proteção de mananciais, é possível encontrar na região várias espécies da flora da Mata Atlântica

Distante 40 km da capital paulista, o município de Ribeirão Pires possui 125 mil habitantes e conserva suas águas e territórios protegidos pela Lei de Mananciais, o que viabiliza a harmonia e a coexistência entre o mundo urbano e a natureza, com a presença da Mata Atlântica.

Na Região Metropolitana de São Paulo, o município tem o título de Estância Turística desde 1998, impulsionando o setor e oferecendo opções de lazer para visitantes e moradores. Destacam-se os atrativos turísticos para todos os gostos, como o Religioso, o Ecológico, o Rural e o de Compras.

“Esta estância tem a vantagem de oferecer um clima serrano e tem como principal atração a Represa Billings, na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, considerada a maior caixa d’água da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). No local, é possível velejar, praticar esportes náuticos, pescar, além de conhecer sítios e parques nos arredores da represa, com infraestrutura para toda a família”, informou o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.

Na região da Billings, há vários parques, entre eles, o Parque Municipal Milton Marinho de Moraes. Com o privilégio de estar localizado numa área de proteção de mananciais, é possível encontrar na região várias espécies da flora da Mata Atlântica, como a samambaia-açu e os ipês-roxo e amarelo, além de animais característicos como pacas, capivaras, tatus, gatos-do-mato, saguis e jaguatiricas. Cenário único!

DownloadGoverno do Estado de São Paulo
A Vila do Doce é um espaço tomado por quiosques de alimentação e artesanato

As atrações do destino passam pelo Mirante Santo Antônio, com mais de 800 metros de altitude e vista panorâmica da região e da Represa Billings. No local, há também a Capela de Santo Antônio do Mirante, que demorou quase 10 anos para ser construída. Assim, além de atrair visitantes pela deslumbrante vista, também atrai turistas com interesse histórico religioso.

Um exemplo é a Capela de Nossa Senhora do Pilar, mais conhecida como Capela do Pilar. Fundada em 1714, foi construída como pagamento de uma promessa e hoje é uma boa opção para os fiéis e também para os amantes de uma boa história. Fica em uma área de proteção de mananciais.

Na hora das compras, os caminhos levam à Vila do Doce, um espaço tomado por quiosques de alimentação e artesanato. Inaugurada em janeiro de 2008, passou a ser mais um atrativo para a população local e para os turistas. E já é tradição o Festival do Chocolate de Ribeirão Pires que acontece todos os anos.

Esse grande evento gastronômico da região do ABC Paulista terá sua 14ª edição realizada de28 de julho a 13 de agosto de 2023, às sextas, sábados e domingos, no Complexo Ayrton Senna, localizado na Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193. O espaço conta com 36 chalés de gastronomia, divididos em duas praças de alimentação cobertas, entre doces e salgados e chalés de artesanato, além de atrações musicais.

Como chegar

Para ir até Ribeirão Pires, saindo de São Paulo, é preciso acessar a Rodovia Anchieta (SP 150) no sentido Santos até a saída para o Riacho Grande. É preciso manter-se pela esquerda para acessar a Rodovia Índio Tibiriçá (SP 31) até chegar na terceira rotatória, que dará acesso à entrada da cidade.

O post Turismo em Ribeirão Pires: natureza e cidade se encontram em refúgio a 40 km da capital apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »