03/07/2023 às 15h21min - Atualizada em 03/07/2023 às 16h00min

Com expectativa de crescer 500% até 2025, Vektor Energia lança plataforma e aplicativo durante Expogestão

Empresa de Joinville que irá receber um crédito de R$ 3,5 milhões do BRDE para investir em tecnologia anunciou lançamento de nova plataforma de gestão para o Mercado Livre de Energia até 2024

SALA DA NOTÍCIA Davi Paes e Lima
Paes e Lima Comunicação
Sandro Bittencourt, CEO da Vektor Energia, em palestra na ExpoGestão - Foto: André Kopsh
A Vektor Energia, empresa de Joinville (SC) que atua no Mercado Livre de Energia – ambiente onde os consumidores e empresas têm a possibilidade de negociar livremente preços, contratos e condições de pagamento direto com o fornecedor –, lançou, na última terça-feira (27), duas inovações durante a Expogestão, evento que reuniu milhares de empresários da região Sul e outros estados no pavilhão da Expoville.

O aplicativo Easy Energy e a plataforma de inteligência de dados Insight Energy foram apresentados pelo CEO da Vektor, Sandro Bittencourt de Souza, durante a palestra “Amplie os Resultados no Mercado Livre de Energia com Gestão Inteligente de Dados”. As duas inovações fazem parte de um projeto inédito que vem sendo desenvolvido pela Vektor com o intuito de reunir em uma única plataforma conteúdos que abrangem desde a gestão operacional das empresas até dados sobre o setor elétrico que impactam o preço da energia no Mercado Livre.


De acordo com Sandro Bittencourt, o objetivo da Insight Energy – agora já disponível ao mercado – é oferecer suporte na tomada de decisão dos clientes. “Antes essas informações eram restritas às comercializadoras de energia; o que nós estamos ofertando ao mercado é uma plataforma que permite ao usuário entender a correlação entre as diversas variáveis que formam o preço de energia no Brasil, tornando sua tomada de decisão mais assertiva”, destaca o empresário.

A plataforma recém-lançada no mercado traz informações relevantes para consumidores, geradores e gestores de energia, inclusive podendo ser utilizada até mesmo por empresas que possuem contrato com outras gestoras. Thiago Girardi, sócio-diretor da Vektor Energia, explica ainda que a nova tecnologia será lançada em quatro módulos. "Estamos com previsão de lançamento do próximo módulo, já com novas atualizações, até o final de 2023. Na próxima ExpoGestão, em 2024, já vamos ter uma ferramenta ainda mais completa para apresentar ao mercado”, afirma Thiago.


Sandro Bittencourt de Souza e Thiago Girardi - Foto: Davi Paes e Lima

Crescimento de 500%

Desde a sua criação, em 2019, a Vektor Energia já ajudou mais de 300 empresas a migrar para o Mercado Livre de Energia, sendo a grande maioria delas (85%) de Santa Catarina. Recentemente, a empresa foi aprovada para obter uma linha de crédito de R
$ 3,5 milhões do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e anunciou uma projeção de crescimento de 500% nos próximos dois anos.

De acordo com Sandro Bittencourt, além do investimento em tecnologia, a estimativa do expressivo crescimento até 2025 é resultado da Portaria Normativa Nº 50, publicada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em 27 de setembro de 2022. A resolução determina que a partir de 1º de janeiro de 2024 todos os consumidores conectados à rede de Alta Tensão poderão comprar energia elétrica no Mercado Livre de Energia.

“Além de todo o investimento na base tecnológica – investiremos mais de R
$ 3 milhões de reais na plataforma de gestão para o cliente B2B e B2C –, a própria expansão do Mercado Livre de Energia é um fator determinante para essa estimativa. A estatística do mercado aponta que nos próximos anos vamos ter 72 mil unidades consumidoras elegíveis para o Mercado Livre de Energia, um cenário muito positivo para o setor”, completa Sandro.


Vektor Energia projeta grande crescimento em 2 anos com investimento em tecnologia e expansão no Mercado Livre de Energia - Foto: Davi Paes e Lima

Webinar
No próximo dia 12 de julho, às 15h, a Vektor Energia realiza um webinar para explicar o funcionamento dos encargos setoriais e como eles impactam na economia das empresas. A inscrição é gratuita e pode ser feita através das redes sociais da Vektor ou diretamente pelo link.

Link
Notícias Relacionadas »