03/07/2023 às 12h35min - Atualizada em 03/07/2023 às 16h00min

SoftExpert cita 9 benefícios da transformação digital no setor de energia

Segundo o CEO da empresa, para resolver o trilema da sustentabilidade ambiental, segurança energética e acessibilidade à energia, a utilização de transformação digital no setor se faz necessária

SALA DA NOTÍCIA Victoria
Reprodução AgoraMS

Considerado um dos setores mais estratégicos para o crescimento do Brasil, o mercado de energia tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos, principalmente com a ascensão das energias renováveis. Segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o mercado de energia solar trouxe mais de R $125,3 bilhões em investimentos ao Brasil de 2012 a 2022. Além disso, o setor gerou 750,2 mil postos de trabalho e a expectativa é que chegue a 1 milhão em 2023. 


Com o crescimento do setor, a transformação digital precisa ser alinhada ao desenvolvimento e às inovações tecnológicas do mercado de energia. Nesse sentido, a SoftExpert é líder em transformação digital e gestão para empresas de diversos segmentos e tamanhos, a exemplo do de energia. Companhias do setor de energia e utilidade pública enfrentam desafios globais para se posicionarem como corporações focadas em reduzir custos, em aumentar a eficiência e serem tecnologicamente avançadas. 

 

Entre os desafios estão: operar um negócio eficiente e simplificado, reduzir custos e cumprir regras e regulamentos, nacionais e internacionais, cada vez mais rígidos e complexos. Nessa linha, a plataforma da SoftExpert reduz o custo da conformidade normativa e ajuda as empresas a aumentar o sucesso, a produtividade, reduzir os riscos e aderir a várias normas, como a ISO 9000, ISO 14000 e ISO 50001 (Sistemas de Gestão de Energia).

 

“No setor de energia, muito se fala sobre o trilema da sustentabilidade ambiental, segurança energética e acessibilidade à energia confiável em um contexto de pós pandemia, transição energética, emissões zero de gases de efeito estufa até 2050, ODS da ONU, entre outros. Nesse sentido, estratégias de transformação digital se tornam vitais para solucionar a questão do trilema”, analisa Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil. As tecnologias digitais da indústria 4.0 têm potencial de aumentar a produtividade, predizer e prevenir desperdícios de energia, matéria prima e recursos nas organizações. Além disso, permitem acelerar os resultados dos ODS, reduzindo os custos operacionais e oferecendo a possibilidade do uso estratégico dos dados não somente pela organização, mas por toda cadeia de valor, abrindo as portas para a criação de novos modelos de negócios. 

 

Assim, a solução da SoftExpert permite que as empresas de energia e utilidade pública mapeiem, analisem e melhorem continuamente a eficiência das operações, integrando, em uma única plataforma, diferentes estruturas de gestão. Pensando nisso, o CEO alavancou alguns dos benefícios da transformação digital no setor:

  • Acesso em tempo real à situação dos ativos;

  • Rastreabilidade sobre o histórico dos ativos;

  • Controle de frequência e vencimento das manutenções;

  • Variância de conformidade nos processos de melhoria de desempenho;

  • Sistema de aprovação eletrônica de solicitações e execuções;

  • Automação do processo de gerenciamento de riscos corporativos;

  • Aplicação da gestão de riscos em diversas áreas (ambiental, saúde e segurança, normativa, segurança da informação, projetos etc.);

  • Mapeamento e automação dos processos;

  • Aumento da eficiência com ordens de trabalho e otimização do roteamento.

 

“As empresas do setor de petróleo, gás e energia precisam adaptar suas culturas organizacionais e abraçar a transformação digital com a urgência que o momento exige, uma vez que a indústria global de energia assumiu o compromisso de construir um sistema de geração de energia que seja igualmente seguro, sustentável e acessível”, finaliza o porta-voz.


Link
Notícias Relacionadas »