05/07/2023 às 20h26min - Atualizada em 06/07/2023 às 00h00min

Desafio de inovação aberta para cuidados com os cabelos

Iniciativa busca soluções voltadas à diversidade e necessidades do mercado brasileiro

SALA DA NOTÍCIA BASF
https://acontece.onono.com.br/haircare360
Termina no próximo dia 10 de julho o prazo de inscrição para o desafio vai selecionar soluções para o setor de cuidados com os cabelos com foco em novos ingredientes, ativos, formulações mais sustentáveis, até metodologias de análises e serviços digitais. A iniciativa de inovação aberta Hair Care 360o tem como principal objetivo encontrar soluções que transformem a rotina de cuidados com os fios e com o couro cabeludo de pessoas com cabelos ondulados, cacheados e crespos, tornando-a mais eficiente, prática e acessível.
Estão convidados a participar inovadores, empreendedores, startups, pesquisadores, especialistas para se engajarem nesse trabalho exclusivo, que terá abertura de negócios para América do Sul. A inicia é uma parceria da BASF, com seu Centro de Experiências Científicas e Digitais, onono®, e a The Bakery, especialista em inovação corporativa.
Como benefícios do programa, as startups selecionadas terão acesso a especialistas BASF e a rede de parceiros, networking, espaço para cocriação no onono®, além de suporte financeiro para a realização de testes junto à BASF. Para participar do desafio é preciso fazer inscrição pelo site acontece.onono.com.br/haircare360.

“Nosso objetivo é fomentar o ecossistema e aliar as possibilidades de inovação à nossa expertise científica”, explica Fabio Cahen, diretor de Personal Care da BASF para a América do Sul. “O Brasil é o melhor laboratório do mundo para produtos para os cabelos porque temos pessoas com todos os tipos de cabelos existentes. Queremos entender o que o consumidor quer para os seus cabelos, valorizar as demandas de cada tipo de fio, promover a diversidade de interesses, estilos, experiências e entregar soluções inovadoras”, considera.
O mercado de cuidados para cabelos
Neste setor em franco crescimento, há diversas oportunidades de inovação que vão além dos produtos e tratamentos tradicionais para o cabelo, como xampu, condicionador e máscara. Por exemplo, houve um aumento de 16% para 30% do consumo de produtos para modelar o cabelo entre a pesquisa da Mintel de 2022 e a anterior.
Dados do relatório de Cuidados com Cabelo no Brasil de 2023 da Mintel indicam que mais de 70% da população brasileira possui cabelo ondulado, crespo ou cacheado. Por outro lado, apenas 10% dos produtos lançados no último ano possuem em sua descrição indicação para esses tipos de cabelos (Mintel/2022). O aumento do uso do cabelo natural, cacheado, está relacionado a questões culturais e de identidade, incluindo a necessidade de maior bem-estar e diversidade.
Além da constante demanda por inovação de produtos, a variedade de fios presentes no Brasil oferece uma oportunidade única de desenvolver soluções que atendam às necessidades especificas, garantindo a alta performance e, ainda assim, soluções mais sustentáveis e acessíveis.
 
Link
Notícias Relacionadas »