12/07/2023 às 00h02min - Atualizada em 12/07/2023 às 04h00min

Exposição paulistana mostra o restauro dos prédios centenários do Centro de São Paulo

A importância do restauro para o turismo

Mauricio Coutinho
www.revistapaulista.com.br
Maurício Coutinho
A cidade de São Paulo possui uma história rica e diversa, refletida em seus prédios centenários. Essas construções contam histórias de épocas passadas, revelando a evolução da cidade e seu contexto histórico, além de serem testemunhas de eventos e momentos significativos. 

"O restauro desses prédios, afirma Marcelo Magnani, Presidente da APITO/Associação dos Proprietários de Imóveis Tombados de São Paulo, não se trata apenas de renovar sua aparência física, mas também de resgatar e preservar sua autenticidade e características originais. É um processo minucioso que envolve profissionais especializados em restauração, que utilizam técnicas tradicionais e materiais adequados para garantir a fidelidade ao projeto original. Ao realizar o restauro dessas construções, estamos resgatando a memória coletiva e valorizando a herança cultural da cidade. Esses prédios centenários têm um valor simbólico e representam marcos importantes na história de São Paulo. São testemunhas de momentos históricos, estilos arquitetônicos e elementos artísticos únicos", conclui.

 
Marcelo Magnani, ladeia o Vice-Governador de São Paulo, Felício Ramuth

Marcelo Magnani, ladeia o Vice-Governador de São Paulo, Felício Ramuth



Marcelo Magnani, ladeia o Vice-Governador de São Paulo, Felício Ramuth

E para apresentar essa arquitetura de real grandeza, o Shopping Light, a Coutinho Eventos e a Apito/Associação dos Proprietários de Imóveis Tombados de São Paulo apresentam a exposição "São Paulo Ontem & Hoje",  com imagens em preto e branco da cidade em épocas passadas e contrastando com fotografias coloridas das transformações ao longo das décadas. A mostra cultural tem a curadoria do jornalista Maurício Coutinho, produção de Mara Porto, consultoria de Marcelo Magnani, fotos de Eli Hayasaka, revisão de J. Ivo Brasil e telas do artista plástico Maurício Tedesco. A visitação gratuita acontece no Shopping Light, à rua Xavier de Toledo, 23, ao lado do Viaduto do Chá.

Serviço
Exposição "São Paulo Ontem & Hoje"
De 18 de julho a 18 de agosto
Curadoria: Maurício Coutinho
Shopping Light
Rua Xavier de Toledo, 23, andar térreo
Visitação Gratuita

Link
Notícias Relacionadas »