11/07/2023 às 16h35min - Atualizada em 12/07/2023 às 04h00min

Grupo Stefanini cria ecossistema para auxiliar empresas no desenvolvimento de modelos de valor focados em ESG

O intuito é cocriar de forma flexível e ágil para enfrentar os desafios de negócio de maneira criativa e alinhada às questões ambientais

Thayna Franzo
Com o intuito de se adaptar às necessidades de mercado e dos clientes, o Grupo Stefanini desenvolveu soluções, aceleradores e serviços voltados para geração de um modelo de valor focado em governança ambiental, social e corporativa (ESG) e em valor compartilhado.

Levando em consideração o momento das empresas, que estão se pautando cada vez mais em políticas de governança com o objetivo de trazer retornos ambientais e sociais, a Stefanini uniu seus conhecimentos em busca de insights que levem ao design de estratégias e iniciativas personalizadas de transformação e inovação para seus clientes, alinhadas a esses princípios.


“Assim como foi necessária uma mudança de mindset para o início da transformação digital nas empresas, agora é preciso que ocorra o mesmo para a adesão às práticas de ESG. Nós estamos dispostos a oferecer soluções criativas para as empresas que buscam o Grupo Stefanini com o propósito de inovar e se alinhar às tendências de futuro. O modelo ESG constrói uma nova lógica, na qual as organizações conseguem continuar dando resultados e gerando lucros, porém de uma maneira favorável à visão ambiental, com consciência sobre a escassez de recursos e a responsabilidade por prezar por práticas mais sustentáveis”, explica Mary Ballesta, diretora global de Inovação do Grupo Stefanini. 

A criação de valor compartilhado acontece a partir do desenvolvimento de um modelo de atuação que tem como núcleo a inovação. Um exemplo de prática alinhada ao ESG é a invenção de um novo fim para as sobras dos materiais que são utilizados nos processos de produção de um item ou serviço. Nessa nova lógica, eles são destinados para outros fins inovadores, como os resíduos virarem matéria-prima para a produção de um outro produto capaz de gerar nova receita, mas com uma consciência social que trará benefícios à comunidade.

“Ser sustentável e trazer mais resultados com a inovação é o objetivo. E para tornar esse processo possível, temos equipes focadas nas necessidades de cada cliente, traçando um plano personalizado de estratégias, que esteja alinhado às práticas de ESG, garantindo lucro para a empresa e mudanças sociais e ambientais significativas”, diz a diretora de inovação.

O Grupo Stefanini passa a trabalhar em três frentes para que as empresas possam tornar realidade essa nova lógica. Inicialmente, na de desenhar estratégias e definir métricas, baseadas nas especificidades de cada cliente; em seguida, na criação de um design da nova jornada, estipulando o formato dos novos processos, de que maneira podem ser aplicados e quais resultados serão capazes de atingir e, por último, na transformação cultural, na qual implementa as iniciativas e desenvolve um programa de engajamento.

Caso as empresas já possuam em suas estratégias de sustentabilidade iniciativas relacionadas à energia limpa, redução da emissão de particulados e/ou redução do consumo de insumos, o Grupo Stefanini consegue ajudá-los diretamente por meio da vertical de inteligência industrial. “Alguns cases recentes impactaram significativamente as métricas de sustentabilidade por meio da aplicação de Advanced Analytics nos processos produtivos. Em um deles, por exemplo, uma indústria siderúrgica conseguiu reduzir a variabilidade do processo e melhorar a eficiência operacional em 8%, além de reduzir a emissão de poluentes em 5%”, comenta Gustavo Brito, diretor global de Digital Industry do Grupo Stefanini.

“A operação desse novo modelo de atuação, alinhado com as práticas de ESG, permitirá gerar valor para todos, no qual o planeta, as pessoas e o sucesso econômico estão em harmonia. Além de ganhos financeiros, ele traz benefícios para a imagem da empresa, uma vez que a sociedade espera cada vez mais uma postura socioambiental positiva, sendo, inclusive, um critério na hora de escolher quem será o fornecedor de serviços ou produtos contratado. Aqueles que não mudarem o mindset, considerando o ESG como uma prática fundamental, ficarão atrasados no que diz respeito à inovação. É preciso ter visão de futuro e iniciar no presente as mudanças que trarão resultados a longo prazo, por meio do valor compartilhado”, conclui Mary Ballesta.
 
Link
Notícias Relacionadas »