13/07/2023 às 15h28min - Atualizada em 14/07/2023 às 00h00min

Programa de Regionalização promove Oficina Macrorregional em Araçatuba

Secretário de Estado da Saúde participou da iniciativa para discutir o projeto e o panorama da saúde na região

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/sala-de-imprensa/release/programa-de-regionalizacao-promove-oficina-macrorregional-em-aracatuba/

O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, Geraldo Reple Sobrinho, e o consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e coordenador do Projeto de Regionalização da Saúde, Renilson Rehem, participaram nesta quinta-feira (13) da Mesa de Abertura da Oficina de Regionalização da Saúde – Macrorregional de Araçatuba, no município de mesmo nome. O Projeto de Regionalização da Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) busca reorganizar as unidades de saúde e investimentos de acordo com as necessidades e demandas de cada região.

De acordo com levantamento feito pela SES, enquanto a taxa de ocupação dos hospitais de grande porte da rede estadual beira 100%, hospitais de pequeno porte trabalham com uma ocupação de cerca de 20%. Estes hospitais estão aptos a realizar procedimentos de média complexidade, que representam entre 35% e 40% da demanda de pacientes internados nos hospitais de grande porte. “Se nós pudermos voltar a discutir com cada município, com cada prestador, a reativação da força desses hospitais de pequeno porte, nós estaremos colocando nas nossas regiões mais de 500 leitos para funcionar, que são leitos que já estão prontos, onde não precisamos colocar nem mais um tijolo e nem mais um equipamento”, apontou o secretário Eleuses Paiva como uma das metas da Regionalização.

O objetivo do programa é a diminuição das desigualdades entre as regiões para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços, fazer as filas andarem e reduzir a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento. Atualmente, os municípios aplicam até 40% do seu orçamento na saúde, mas, devido à falta de integração das unidades, muitas vezes o cidadão ainda não tem suas necessidades atendidas. O projeto prevê a adequação dos ambulatórios médicos de especialidades e hospitais estaduais às necessidades regionais, efetivamente descentralizando o sistema de saúde.

O Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo conta com a parceria do Cosems-SP e o apoio da OPAS, com a qual foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo. A parceria propõe buscar formas de entrosamento entre as instituições, para criar, manter e dinamizar redes permanentes entre os quadros funcionais e assegurar a cooperação entre eles.

As Macrorregiões que sediaram oficinas até o momento foram as de Bauru, Taubaté, Marília, Presidente Prudente e São José do Rio Preto. A próxima, da Macrorregião de Sorocaba, ocorrerá nos dias 25 e 26 de julho. No dia 5 deste mês, uma reunião preparatória conduzida pelo secretário Eleuses Paiva fez uma avaliação daquilo que já foi realizado pelas Oficinas e definiu os objetivos para os eventos futuros.

A Oficina da Regionalização da Saúde – Macrorregional de Araçatuba é um evento realizado em dois dias. Nesta quinta-feira (13), ocorrem painéis sobre o Projeto de Regionalização, reuniões de diagnóstico da Assistência Primária à Saúde (APS) e apresentação dos problemas assistenciais e de acesso à saúde na região. Na sexta-feira (14), prosseguirão os trabalhos dos grupos para apresentar propostas e relatórios sobre as questões trabalhadas e reapresentação do cronograma de atividades do projeto.

O post Programa de Regionalização promove Oficina Macrorregional em Araçatuba apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
GAZETA DA SEMANA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »