19/07/2023 às 12h09min - Atualizada em 20/07/2023 às 00h00min

tegUP abre inscrições para o Programa de Desafios 2023 para startups da área de logística

  Braço de iInovação da Tegma anuncia os temas que deverão orientar as soluções desenvolvidas pelos participantes do programa

Luna Morena
https://www.tegma.com.br/
tegUP
 
A tegUP, Corporate Venture Capital criada em 2017 pela Tegma Gestão Logística, anunciou os desafios que servirão de base para as soluções que os participantes deverão desenvolver no ciclo de 2023, que se iniciou neste mês de julho. Desde o terceiro ciclo, realizado em 2019, a coordenação do programa define temas específicos para que as soluções apresentadas pelas startups estejam alinhadas às necessidades do setor, demandadas tanto pela Tegma quanto de empresas clientes. “Por meio deste Programa, mantemos uma relação estreita com todo o ecossistema de startups focadas em logística. Desde 2017, temos contato com mais de quatro centenas de empresas inovadoras e empreendedoras”, destaca José Carlos de Souza Filho, Gerente de Inovação.
 

Para este ciclo foram selecionados quatro desafios. O primeiro tem como foco a gestão de torre de controle. A solução pode ser por meio de ferramenta que use IA (Inteligência Artificial), Machine Learning ou qualquer outra tecnologia para auxiliar na gestão de risco na tomada de ação e decisão. O segundo se concentra na gestão de treinamentos operacionais, por meio de ferramenta online e intuitiva que ajude a treinar times externos, principalmente de motoristas e colaboradores operacionais que normalmente cumprem sua jornada fora da empresa.
 
O terceiro é o desenvolvimento de WMS (Warehouse Management System), que permita ter um sistema próprio de gerenciamento para que a operação possa ser cada vez mais controlada e com informações mais assertivas. O desafio parte da necessidade de se dispor de um sistema que faça o gerenciamento de toda a carga, desde sua entrada no armazém até a expedição, passando por todo o workflow de conferência, montagem de carga e faturamento. Já o quarto desafio estabelece o desenvolvimento de ferramenta para saturação para containers, caminhões e armazéns, que ajude a identificar as melhores configurações de estufamento para cada carga, caminhão, containers ou espaço no armazém.
 
Etapas
 
Após o período de inscrição e de análise das informações cadastradas, o Comitê de Seleção da tegUp selecionará as startups com propostas mais aderentes aos desafios.  Na etapa seguinte as selecionadas farão uma apresentação (pitch) individual da sua solução para o desafio escolhido, que será feito de maneira remota.
 
As startups com as soluções mais promissoras serão conectadas com os sponsors dos desafios para a criação conjunta de um projeto-piloto. Com o apoio e incentivo dos sponsors, as startups terão nove semanas (contados os dias corridos) para desenvolverem e testarem seus projetos. Por último, será realizado o Demo Day, em que os participantes deverão apresentar o projeto e resultados para todos os stakeholders do programa.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de agosto de 2023 pelo site www.tegup.com.br, onde também podem ser obtidas informações complementares.
 
Sobre a tegUP
A tegUP (www.tegup.com.br) é o braço inovação aberta da Tegma Gestão Logística. Pioneira nesse segmento, busca startups e empresas de tecnologia transformadoras que ofereçam produtos, serviços e tecnologia relacionados ao universo da Logística 4.0, Indústria 4.0, ASG e Dados e apresentem alto potencial de evolução e desenvolvam soluções tecnológicas alinhadas com as necessidades do setor.
 
Sobre a Tegma
Com mais de 50 anos no mercado, a Tegma Gestão Logística é um dos maiores operadores logísticos do Brasil, sendo responsável pela distribuição de aproximadamente um quarto dos veículos novos comercializados no país, entregues a mais de mil concessionárias espalhadas por todo o território nacional e, também, pela logística integrada com gestão, transporte, armazenagem, distribuição para indústrias de diversos setores, como químicos e eletroeletrônicos, entre outros.
 
Empresa de capital aberto na B3 desde 2007, recebeu diversos prêmios em inovação em logística, resultado de um ambiente diverso e colaborativo, fomentado pela tegUP Ventures, seu braço de inovação aberta e de tecnologia. A cultura corporativa tem como referência as melhores práticas de governança, contando com uma estrutura implantada para resguardar a integridade dos negócios e dos colaboradores.
 
Link
Notícias Relacionadas »