17/07/2019 às 10h26min - Atualizada em 17/07/2019 às 10h42min

ABES-SP promove evento sobre gestão e aplicações de sistema de informação geográfica no saneamento. Inscrições gratuitas

Encontro será realizado na sede da entidade, na capital paulista, e tem como objetivo trazer maior familiaridade aos profissionais do setor, bem como aproximar os profissionais da área “geo” com a realidade do saneamento.

DINO
http://www.abes-dn.org.br


O uso de SIGs (Sistemas de Informação Geográfica) tem se tornado cada vez mais comum nas companhias de saneamento do Brasil e do mundo. Frente a essas demandas, as companhias enfrentam desafios na gestão de dados, informações, de equipes e de aplicações para maximizar o uso desta tecnologia. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-Seção São Paulo (ABES-SP) promoverá, no dia 15 de agosto, das 18h às 20h, o evento Gestão e Aplicações de SIG no Saneamento.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail: comunicacao@abes-sp.org.br.

O encontro será realizado na sede da entidade, na capital paulista, e propõe trazer maior familiaridade aos profissionais do setor, bem como aproximar os profissionais da área "geo" com a realidade do saneamento.

Na ocasião, Nagip Abrahão, da SABESP, trará insights sobre a implantação e a pós-implantação de SIG em empresas de saneamento, abordando os tópicos tecnologias, governança de dados, operação do SIG, segregação de funções: negócio x TI, e gestão das aplicações, na palestra ‘Implantação e Pós-implantação de Projetos de SIG para Companhias de Saneamento’.

Em seguida, o Doutor em Saúde Global pela USP, Thomas Ficarelli, ministrará a palestra ‘Método e Indicadores de Uso e Gestão de SIGs de Saneamento’. Thomas falará sobre a concepção do método, baseado nas experiências das companhias CAGECE (Fortaleza-CE), NCWSC (Nairobi, Quênia), ACEA ATO2 (Roma, Itália) e FÖVÁROSI VÍZMÜVEK (Budapeste, Hungria), e apresentará 56 indicadores desenvolvidos ao longo de 5 anos, com propostas e formas de acompanhá-los permanentemente para uma companhia de saneamento.

Ao final, o vice-presidente da ABES-SP e sócio-diretor da CPS Engenharia e Soluções, Luiz Roberto Gravina Pladevall, e o engenheiro Edson Souza, da CPS Engenharia e Soluções, falarão sobre ‘Ferramenta GISWATER para gestão de SAA e melhoria da eficiência operacional’. Na palestra, será apresentada a ferramenta GISWATER, que possibilita a gestão de sistemas de abastecimento de água, pois atuando na implantação, atualização ou adequação do cadastro técnico, de maneira georreferenciada. Isso permite sua integração com a modelagem hidráulica do sistema, utilizando apenas software livres, permitindo a customização pelo usuário, de forma personalizada. Também serão apresentados exemplos e possibilidades de melhoria da eficiência operacional utilizando o GISWATER.

Sobre a ABES

Com 53 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.
ABES, trabalhando pelo saneamento, pela saúde e pela qualidade de vida dos brasileiros.
www.abes-dn.org.br

Serviço

O quê: Gestão e Aplicações de SIG no Saneamento.
Quando: dia 15 de agosto (quinta-feira), das 18h às 20h
Onde: sede da ABES-SP - Rua Eugênio de Medeiros, 242 - 6º Andar, Pinheiros - São Paulo/SP



Website: http://www.abes-dn.org.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.2%
26.8%
16.3%
8.9%
0.8%