21/07/2023 às 16h36min - Atualizada em 22/07/2023 às 00h00min

Maratona Tech tem inscrições prorrogadas até 04 de agosto.

Maior competição de tecnologia entre escolas busca despertar o interesse de jovens para o setor de tecnologia | Professores de escolas públicas e privadas podem inscrever suas instituições gratuitamente

Jennifer

São Paulo, julho de 2023 - A Maratona Tech, considerada a maior competição de tecnologia do país, prorrogou o prazo de inscrições para sua segunda edição até 04 de agosto. A iniciativa, que envolve professores e estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, é promovida em parceria entre o Movimento Tech, coalizão que busca despertar o interesse dos jovens pela carreira no setor, além de fomentar a inclusão, formação e empregabilidade, e a Associação Cactus. A competição conta com patrocínio do iFood, empresa brasileira de tecnologia, que também está entre os mantenedores do Movimento Tech.

 

A Maratona Tech leva os conceitos da tecnologia para dentro da sala de aula, impactando professores e estudantes, desenvolvendo aprendizagem dos jovens e conectando-os a este mundo. “Esta é a chance de desenvolver pessoas para as oportunidades de carreira que a área oferece, especialmente porque, de acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial, 8 das 10 profissões que terão maior demanda nos próximos anos são da área de tecnologia”, afirma Luanna Luna, diretora de Educação do iFood. 

 

Combate à exclusão digital

A Maratona Tech pretende combater desigualdades e criar uma sociedade mais justa, com acesso à tecnologia para mais gente, além de incentivar o protagonismo dos estudantes e abrir oportunidades. “Mesmo observando as mudanças nas profissões e habilidades exigidas pelo mercado, percebemos que os jovens ainda sonham em trabalhar em cargos mais tradicionais, muitas vezes pela falta de acesso ou por acharem que não são capazes. A nossa ideia é mudar esse cenário e inserir mais pessoas nesse novo mercado”, reforça Luanna. 

 

O apoio a iniciativas como esta colocam o iFood mais próximo dos compromissos assumidos com a sociedade de, até 2025, formar e empregar 25 mil pessoas de públicos sub-representados e de baixa renda em tecnologia, além de capacitar mais de 5 milhões de pessoas para o trabalho do futuro e empreendedorismo.

 

Trilha para o sucesso

A participação na Maratona Tech é gratuita e agora as inscrições vão até o dia 04 de agosto. Nesta fase, professores e representantes das escolas interessadas devem fazer as inscrições das suas turmas pelo site: https://maratonatech.associacaocactus.com.br/

 

Após as inscrições, professores recebem uma formação exclusiva e um desafio para aplicar em sala de aula, enquanto os alunos estudam, apresentam os trabalhos e os melhores são escolhidos para a fase final da competição.

 

“A Maratona Tech é uma competição divertida que vai além do conteúdo, ela trabalha também com o socioemocional dos estudantes. Para muitos jovens, vai ser o primeiro contato com as possibilidades do mundo da tecnologia. A intenção é aproximá-los por meio de uma jornada de aprendizagem”, afirma Jefferson Vianna, CEO Cactus.

 

Primeira edição

No ano passado, a Maratona reuniu 80 mil estudantes em 21 estados e 183 cidades brasileiras. Destes, 222 estudantes foram premiados com bolsas em tecnologia.

 

João Pedro Correia Nascimento, de Uberlândia, MG, é um dos integrantes da equipe que levou o primeiro lugar na Maratona Tech 2022, a primeira edição da competição. Ele conta que a experiência o ajudou a aprimorar seus conhecimentos em lógica de programação, o que ele considera importante para seguir na área de desenvolvimento web. “Graças à maratona, ganhei uma bolsa de estudos na Kenzie Academy Brasil, onde estou aprendendo muitas coisas sobre desenvolvimento web e soft skills, habilidades muito importantes para o mercado de trabalho. Além disso, ganhei um notebook, o que é fundamental para meus estudos. Estou cada dia mais perto de me tornar um desenvolvedor web Full-Stack”, comemora. 

 

Para a segunda edição do Maratona Tech, a expectativa é ter 500 mil alunos inscritos e mil jovens premiados ao final.

 

Sobre o iFood

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia, que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo.

 

Com mais de 70 milhões de pedidos mensais, o iFood atua com inteligência de negócio e soluções de gestão para promover e desenvolver um ecossistema de mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados, 200 mil entregadores conectados em mais de 1700 cidades em todo o Brasil. Há 11 anos no mercado, a empresa vai além do food delivery e cresce também em negócios de Mercado, Fintech e Benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros. O iFood conta com um importante investidor também brasileiro, a Movile.

 

Para mais informações sobre o iFood, suas novidades e a nossa fome de alimentar o mundo, acesse o iFood News.

 

Sobre o Movimento Tech

Coalizão de organizações que movem as alavancas necessárias desde a idade escolar até a formação e empregabilidade na área de tecnologia com foco em gerar um setor tecnológico mais forte e justo, com inclusão e equidade para pessoas de baixa renda e perfil sub-representado.

 

Sobre a Associação Cactus 

Uma ONG que busca, através da educação e da criação de uma cultura de protagonismo, transformar a vida dos jovens nos contextos mais agrestes, garantindo educação de qualidade e gerando equidade no sistema de ensino público.

 

Contatos:

[email protected] / [email protected] 

ifoodnewsbrasil / iFood News


Link
Notícias Relacionadas »