21/07/2023 às 09h39min - Atualizada em 22/07/2023 às 00h00min

Edge inova e aumenta a fluidez de sua assistente virtual com integração à API do ChatGPT

A partir de agora, por meio da assistente virtual da operação "UMA" e do sistema de observabilidade e predição "Agatha", é possível obter respostas rápidas sobre a saúde e o nível de atendimento de um cliente utilizando, simplesmente, a nossa linguagem do dia a dia

Camile Malveiro Hatje

São Paulo, de julho de 2023 - A Edge, empresa especializada em serviços de infraestrutura de TI de última geração do Grupo UOL, anuncia que colocou em produção uma integração com o ChatGPT para aprimorar a gestão automatizada da tecnologia da informação (TI). 

 

A solução se integra com o ecossistema de inteligência artificial desenvolvido pela Edge, com seu assistente virtual da operação "UMA" e com seu sistema de análise e predição "Agatha" por meio da utilização de dados de ferramentas, como CRM (Customer Relationship Management), ITSM (Information Technology Service Management) e um DW (Data Warehouse) que coleta informações de outras fontes.

 

Para assegurar a máxima segurança dos dados e gestão de TI, a Edge optou por utilizar as soluções de inteligência artificial da OpenAI disponíveis na plataforma Azure. Essa escolha baseia-se na robusta infraestrutura e nas avançadas medidas de proteção de dados fornecidas pela Azure, permitindo à Edge garantir a confidencialidade e integridade das informações dos clientes. 

 

A nova funcionalidade de inteligência artificial possibilita obter respostas rápidas sobre a saúde e o nível de atendimento de um cliente de forma simplificada, escalável e flexível, proporcionando maior visibilidade e velocidade na solução de desvios, uma vez que os agentes podem identificar rapidamente as áreas e ativos que precisam de atenção e resolver problemas de forma mais eficiente na operação.

 

“Com o ChatGPT tivemos um ganho de 80% na velocidade da análise de dados operacionais e de respostas”, ressalta Rodrigo Lobo, COO da Edge. Outro benefício observado foi a redução no tempo de desenvolvimento para tratar as perguntas dos usuários, pois  a assistente virtual é capaz de “traduzir” as frases dos usuários em “query strings” sem a utilização de tempo da equipe de desenvolvimento. “Isso reflete diretamente em uma maior eficiência operacional, com tomadas de decisões mais precisas e melhor atendimento ao cliente”, acrescenta Lobo.

 

Com perguntas simples é possível consultar incidentes, problemas e últimas mudanças no ambiente, nível de SLA e informações relacionadas ao gerenciamento dos clientes. "Já temos nosso assistente virtual da operação há muitos anos e em constante aperfeiçoamento. Com a integração, ficou ainda mais fácil consultar informações sobre os ambientes produtivos e tomar ações automáticas por meio de determinações realizadas via UMA com o ChatGPT, como uma declaração de crise com acionamento automático e imediato", explica Lobo. 
 

De acordo com o executivo, o aperfeiçoamento é notado nas interações humanizadas, já que não é preciso ter uma sintaxe específica para o entendimento da questão. Mesmo assim, a companhia realiza uma curadoria minuciosa dos dados, adotando práticas para garantir a qualidade e a segurança das informações. Todas as informações enviadas para APIs externas passam por uma série de validações com regras criteriosas para assegurar que nenhum dado sensível seja compartilhado.

 

O ChatGPT entra no contexto da Edge como uma ferramenta que melhora e agiliza a comunicação, trazendo um novo nível de atendimento aos clientes e permitindo que ele seja feito de forma mais rápida, eficiente e personalizada. Por conta do conhecimento da Edge sobre operação autônoma de TI, as empresas podem se beneficiar das soluções desenvolvidas para aprimorar a gestão da TI. “A Edge vem focando desde a sua criação em automação da TI e a inclusão do módulo de IA no nosso ecossistema Agatha fez com que ganhássemos muito mais eficiência no desenvolvimento das automações e integrações.”, destaca Lobo. 

 

Sobre a Edge

A Edge é uma empresa brasileira de tecnologia pertencente ao Grupo UOL,  que  desafia seus clientes a todo momento com  o  intuito  de  modernizar  a  infraestrutura  com  conceitos  inovadores  de  edge  computing,  cloud  híbrida, operação  autônoma, cibersegurança e  multiconectividade.  Colocamos à disposição de nossos clientes as melhores e mais avançadas tecnologias, além de um time especializado em desenhar, criar, implementar e operar seus ambientes.

Informações para a imprensa
RPMA 

Fabiano Oliveira

E-mail: [email protected]

Vitória Soler

E-mail: [email protected]                                               

João Pedro Ribeiro

E-mail: [email protected]

Camile Hatje 

E-mail: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »