24/07/2023 às 14h57min - Atualizada em 24/07/2023 às 16h00min

Safeway lança gerenciamento de riscos em Inteligência Artificial com a solução Trust AI

A nova oferta da empresa da plataforma de cibersegurança do Grupo Stefanini, é focada em quatro pilares: Avaliação de Riscos, Governança e Políticas, Desenvolvimento Ético e Monitoramento e Auditoria

Thayna Franzo
A Safeway, consultoria em soluções de segurança da informação, empresa da plataforma de cibersegurança do Grupo Stefanini, anuncia o lançamento da solução Trust AI. Com uma abordagem inovadora, a nova oferta traz um ganho significativo no campo do gerenciamento de riscos de Inteligência Artificial (IA), estabelecendo novos padrões para a implementação ética e confiável da IA.

Na sociedade atual, o papel da IA cresceu exponencialmente, fornecendo benefícios robustos em várias indústrias. No entanto, ao lado de seus avanços, a utilização da IA também apresenta riscos inerentes que exigem uma identificação, avaliação e mitigação perspicazes. Compreendendo a importância do uso responsável da IA, a Safeway desenvolveu a Trust AI para enfrentar esses desafios e garantir que os sistemas de IA sejam implantados de forma ética e segura.


Com uma grande abrangência, que engloba todo o ciclo de vida da IA, desde a concepção até o monitoramento contínuo, a solução Trust AI é construída com base no conceituado Framework de Gerenciamento de Risco da Inteligência Artificial (AI RMF) desenvolvido pelo National Institute of Standards and Technology (NIST). Trata-se de uma abordagem de ponta, focada em quatro pilares: Avaliação de Riscos, Governança e Políticas, Desenvolvimento Ético e Monitoramento e Auditoria.

O componente de Avaliação de Riscos empreende uma identificação minuciosa e uma avaliação dos riscos potenciais associados à implementação da IA englobando ameaças concebíveis, vulnerabilidades e consequências adversas. Enquanto isso, a Governança e Políticas estabelecem diretrizes robustas e procedimentos para o desenvolvimento e uso da IA garantindo responsabilidade, transparência e alinhamento com os requisitos legais e éticos.

No cerne da solução Trust AI está a integração de práticas de Desenvolvimento Ético, incorporando valores fundamentais, como privacidade, justiça e confiança do usuário no processo de design e utilização da IA. O aspecto de Monitoramento e Auditoria reforça ainda mais o framework por meio de mecanismos contínuos de detecção de anomalias, assegurando conformidade, detecção antecipada de problemas e adaptação fluida às mudanças nas condições operacionais.

A nova ferramenta da consultoria de cibersegurança do Grupo Stefanini oferece inúmeros benefícios. Aumenta significativamente a confiança nas tecnologias de IA e solidifica uma cultura de segurança, transparência e uso ético. Abraçar essa abordagem capacita as organizações a cultivarem a confiança dos usuários e do público em geral, um requisito vital para a aceitação e adoção generalizada dessas tecnologias transformadoras.

Além disso, o Trust AI promove a responsabilidade, incorporando diretrizes claras e princípios éticos que regem a implantação responsável de sistemas de IA. A transparência permanece como um pilar fundamental ao permitir que os usuários compreendam os processos de tomada de decisão dos sistemas de IA e identifiquem quaisquer preconceitos ou tendências indesejadas.

De igual importância, a Trust AI aborda as questões cruciais de privacidade e segurança dos dados que sustentam as operações de IA. E implementa medidas sólidas de proteção de dados, garantindo plena conformidade com regulamentações pertinentes, incluindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Estabelecer os sólidos princípios do Trust AI permite que as organizações aprimorem significativamente a qualidade e o desempenho de seus sistemas de IA. A transparência e a responsabilidade oferecem uma avaliação precisa dos sistemas, identificando áreas de melhoria e facilitando os ajustes necessários ao longo do processo de desenvolvimento, resultando em resultados excepcionais.

“Vejo com muito entusiasmo nosso compromisso em fornecer soluções inovadoras e seguras para o gerenciamento de riscos relacionados à IA”, afirma Umberto Rosti, CEO da Safeway. “Com a Trust AI, as organizações podem implementar e utilizar sistemas de IA de forma segura, confiável e ética, estabelecendo a confiança dos usuários e do público em geral," destaca Rosti.

A Safeway está pronta para auxiliar as organizações na implementação da solução Trust AI, fornecendo expertise e suporte especializado em gerenciamento de riscos e segurança da informação. Essa abordagem pioneira tem o potencial de abrir novos horizontes de segurança e confiança no promissor campo da Inteligência Artificial.

Adquirida pelo Grupo Stefanini em março deste ano, Safeway Consultoria nasceu há 15 anos com o objetivo de ser a primeira consultoria boutique em Segurança da Informação e Cibersegurança no mercado brasileiro. A empresa conta com uma base robusta de 200 clientes, mais de 450 mil horas de consultoria de prevenção a fraudes e ataques cibernéticos e realizadas 35 mil ativos monitorados pelo Security Tower, em seu Centro de Operações de Segurança dedicado (SOC, em inglês), que gerencia redes, analisa possíveis vulnerabilidades e responde a incidentes. A Safeway junta-se à Cyber Smart Defense, da Romênia, e à Stefanini Rafael, joint venture com a RAFAEL, empresa israelense de tecnologia voltada para segurança militar. A multinacional brasileira segue investindo no setor, tendo expandido sua atuação para todas as regiões onde atua com Centros de Operações de Segurança no Brasil, Peru, Índia e Romênia.
 
Link
Notícias Relacionadas »