18/07/2019 às 14h38min - Atualizada em 18/07/2019 às 14h42min

A valorização das diferenças culturais e da mulher: realidade na WSO2

Na WSO2, o intercâmbio profissional e cultural e a troca de conhecimentos são constantemente estimulados. Na empresa, as mulheres são 30% do time. E Pushpalanka Jayawardhana é uma engenheira de software da equipe de suporte, que está no Brasil há quase três meses. Ela mostra a convergência entre as duas vertentes da WSO2.

DINO
http://www.wso2.com


Na WSO2 - considerada a maior plataforma de integração open source do mundo - o intercâmbio profissional e cultural e a troca de conhecimentos são constantemente estimulados.

Essa iniciativa envolve, inclusive, a manutenção de um programa de intercâmbio da equipe de suporte, que, por três meses reside em alguma unidade da empresa, e ganha importância quando se considera que, mesmo com matriz nos Estados Unidos da América, a empresa tem base operacional no Sri Lanka e preserva fortes tradições culturais daquele país.
Também se destaca o fato de a WSO2 contar com cerca de 30% de mulheres no grupo de funcionários.

E Pushpalanka Jayawardhana é uma engenheira de software da equipe de suporte, que está no Brasil há quase três meses, e mostra a convergência entre as duas iniciativas da WSO2 - intercâmbio e mulher. Ela ingressou na empresa como estagiária de Ciência da Computação e Engenharia, em fevereiro de 2011, e, dois anos depois, ao se formar pela Universidade de Moratuwa (Sri Lanka) foi efetivada na função. Atualmente, está finalizando mestrado em Ciência da Computação, em Arquitetura de Software, com patrocínio da WSO2.

"Minhas principais habilidades e capacitação em cultura open source e tecnologias de ponta, foram desenvolvidas trabalhando na WSO2, com grandes mentores e especialistas. As oportunidades e a confiança da WSO2 em minhas potencialidades permitiram que trabalhasse diretamente com os clientes, na prestação de serviços de suporte em todas as etapas do projeto, Desse modo, evolui em conhecimento e ampliei minha experiência profissional", comemora, lembrando de sua participação no Google Summer of Code em 2011, como estudante, e em 2016 como mentora pela WSO2.

Aficionada pela cultura open source e com a certeza de que "o que essa indústria faz e vai fazer é além da imaginação e muito desafiador e fascinante", Pushpalanka sente-se "privilegiada em integrar uma comunidade mundial, que continuamente aborda questões voltadas a avanços em tecnologia e a novas soluções para novos problemas. Além disso, a cultura e as soluções da WSO2 em open source são muito atraentes e desafiadoras, disponibilizando a base para que as pessoas sejam criativas e inovadoras, questionem e se sintam desafiadas a contribuir com melhorias em todos os aspectos".

A convivência com o grupo de especialistas da WSO2 é outro ponto destacado pela profissional do Sri Lanka: "Há especialistas de renome mundial sempre disponíveis e abertos ao diálogo, à troca de experiências e ao compartilhamento de ideias", resume, ao frisar que atuar nesse segmento exige disposição permanente ao aprendizado e à inovação.

A experiência no Brasil - A vivência no Brasil, na WSO2 Latam, acontece após intercâmbio semelhante nos Estados Unidos e no Reino Unido. "Esta foi a primeira vez que trabalhei em um país onde o inglês não é a língua oficial, o que torna esta uma experiência muito especial. Isso me fez perceber que, quando o assunto é tecnologia, todos nós falamos uma linguagem técnica comum, com a língua materna e a diferença cultural dos países tendo impacto muito baixo. A simpatia e a paciência dos colegas brasileiros, mesmo quando eu tenho dificuldades com a linguagem no dia a dia me surpreendeu. Foi incrível testemunhar o cumprimento preciso dos padrões WSO2 de operações técnicas e valores fundamentais", resume.

Próxima a retornar a seu país de origem, Pushpalanka comemora os amigos que fez no Brasil, ressaltando a independência e a liberdade que as mulheres brasileiras desfrutam, diferentemente "da cultura asiática tradicionalmente mais restritiva para com as mulheres, que vem gradualmente melhorando positivamente na minha pátria, mas é um longo caminho".

A WOS2 é a maior plataforma de integração open source do mundo e vem ajudando várias organizações digitais a darem o próximo passo para a integração ágil. A plataforma abrangente de código aberto e a metodologia de transformação ágil são diferenciais atrativos aos clientes. A solução híbrida da WSO2 permite desenvolver, reutilizar, executar e administrar integrações, oferecendo solução sem lockin que pode ser executada on-premises ou na nuvem. Hoje, 100 das marcas líderes e mais de 1.000 projetos globais utilizam tecnologias WSO2 na execução de 5 bilhões de transações anuais.




Website: http://www.wso2.com
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.2%
26.8%
16.3%
8.9%
0.8%