24/07/2023 às 15h50min - Atualizada em 24/07/2023 às 16h00min

Imóveis compactos com estrutura de lazer ganham espaço entre famílias gaúchas

Segundo o IBGE, Rio Grande do Sul é o estado com menor número de moradores por domicílio

Da Redação
Paulo Antonio Kucher, vice-presidente comercial da Lyx Participações e Empreendimentos

Imóveis compactos com estrutura de lazer ganham espaço entre famílias gaúchas

Segundo o IBGE, Rio Grande do Sul é o estado com menor número de moradores por domicílio

Os resultados do mais recente censo demográfico revelaram que, apesar da população de Porto Alegre ter encolhido – com 76 mil moradores a menos em relação a 2010 –, a cidade registrou um aumento considerável no número de residências. Hoje são cerca de 558 mil imóveis ocupados, um crescimento de 10% em relação ao levantamento anterior. Outra constatação foi a redução no número de moradores por domicílio em todo o Rio Grande do Sul, com uma média de 2,4 moradores em cada casa, enquanto a média nacional é de 2,79. Diante desse cenário, vem crescendo a procura por imóveis compactos, mas que oferecem ampla estrutura de lazer e de serviços.

Com foco nesse público, a Lyx Participações e Empreendimentos está lançando os primeiros empreendimentos imobiliários no Rio Grande do Sul. São duas obras já em fase de vendas em Porto Alegre e Cachoeirinha, além de outros quatro residenciais que devem ser lançados até o final deste ano. São mais de 3,1 mil unidades residenciais que serão colocadas à venda, com cerca de 40 metros quadrados, com a vantagem da opção de financiamento por meio do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), do Governo Federal.

 

ESTRUTURA DE LAZER

Com 17 anos de atuação no segmento imobiliário, o principal diferencial dos empreendimentos da Lyx é a estrutura de lazer. No Rio Grande do Sul, os novos residenciais da construtora seguem o conceito de beach club, ou seja, condomínios estruturados com um amplo complexo de lazer que remetem a resorts particulares, com praia artificial e quadra de beach tennis.

O vice-presidente comercial da Lyx Participações e Empreendimentos, Paulo Antonio Kucher. explica que esses novos projetos foram desenvolvidos a partir de pesquisas de mercado que revelaram a necessidade do público local conciliar lazer, diversão e moradia. “O público gaúcho é muito exigente e busca estar sempre em contato com outras pessoas. Por isso, é importante conciliar tudo isso no mesmo local”, avalia.

Segundo Kucher, foi a partir dessas pesquisas que a empresa decidiu investir em espaços como as praias artificiais, substituindo as tradicionais piscinas, e quadras de beach tennis.

EMPREENDIMENTOS

Os primeiros lançamentos, já em fase de construção, são o Condomínio Clube Avalon, no bairro Chapéu do Sol, em Porto Alegre, e o Condomínio Clube Salt Lake, em Cachoeirinha, a 20 quilômetros da capital gaúcha. Além da praia artificial e da quadra de beach tennis, eles contam ainda com espaços como quadras poliesportivas, espaço fogo de chão, quiosques com churrasqueira, salão de festas, entre outros.

O Condomínio Clube Salt Lake, por exemplo, conta com 608 apartamentos, com tamanho médio de 40,73 metros quadrados, distribuídos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia.

Já no bairro Chapéu do Sol, em Porto Alegre, a incorporadora iniciou as vendas do Condomínio Clube Avalon. São 340 unidades a partir de 40,31 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. Há ainda opções de planta com garden duplo e churrasqueira na sacada e espaço para sala de jantar. “As pessoas buscam conforto, segurança e praticidade. Querem alternativas de lazer sem precisar sair de casa e isso explica a grande demanda por esse tipo de imóvel em diversas regiões do Brasil”, pontua.

Kucher afirma que outros quatro empreendimentos da Lyx estão em fase de implantação e devem começar a ser comercializados nos próximos meses em cidades como Viamão e Porto Alegre. “A exemplo do que vem ocorrendo no Rio Grande do Sul, as famílias estão cada vez menores e isso acaba dificultando o acesso ao crédito na hora de comprar um imóvel, pois são menos pessoas ganhando. Porém, o novo formato do programa Minha Casa Minha Vida vem atender justamente a esse público, que queria sair do aluguel, mas não encontrava alternativas”, comenta.

De acordo com Kucher, agregar serviços e espaços de lazer ao condomínio residencial já faz parte do perfil de empreendimentos da Lyx. “A pandemia mostrou a importância de poder contar com essa estrutura em casa. Para o comprador, isso é valor agregado, seja ele um futuro morador ou um investidor que está adquirindo o apartamento pensando em negociar futuramente”, analisa.


Link
Notícias Relacionadas »