22/07/2019 às 17h35min - Atualizada em 22/07/2019 às 18h03min

FNDE apresenta as alterações do PNLD 2020

Uma das principais mudanças no edital do PNLD é referente ao período de utilização dos livros didáticos, que serão consumidos por quatro anos consecutivos.

DINO
https://www.edocente.com.br/pnld-programa-nacional-do-livro-e-material-didatico/


O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) apresentou, no dia 12 de junho de 2019, a nova proposta do edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). 

O FNDE é um órgão que possui várias responsabilidades nas atividades e programas da educação básica do Brasil. Ele atua na educação profissional, tecnológica, ensino superior e ainda possui responsabilidade com a alimentação e o transporte escolar. 

De acordo com a edição do PNLD para o ano de 2020, serão distribuídos gratuitamente livros didáticos e literários para as instituições de ensino da rede pública que possuem turmas do fundamental 2, conhecidos também como os anos finais do Ensino Fundamental. 

Uma das principais mudanças no edital se diz respeito ao período de utilização dos livros didáticos. Os materiais disponibilizados por meio do PNLD ficarão à disposição da escola por quatro anos. Antigamente, os materiais eram utilizados por 3 anos consecutivos. 

Outro ponto a destacar como mudança no PNLD 2020 é a suspensão da aquisição e distribuição de obras de Língua Espanhola.  

O tópico que sofreu mudança no edital do PNLD de 2017 para o 2020 diz respeito ao formato fixo das obras. Em 2017, os livros didáticos eram inscritos em duas possíveis opções: o primeiro tipo era formado por livro do estudante impresso e o manual do professor impresso e em formato multimídia. Já o segundo tipo era composto por apenas o livro do estudante e manual do professor impresso. 

Para 2020, o material é composto pelo livro do estudante impresso, manual do professor impresso e o material digital que oferece conteúdos complementares. 

Além das mudanças apresentadas acima, foram introduzidas algumas novidades para o PNLD 2020: 

  • As obras aprovadas no PNLD precisam estar adequadas ao BNCC. 
  • Existe a possibilidade de as instituições de ensino escolherem livros didáticos interdisciplinares para Língua Portuguesa e Arte. 
  • A partir de 2020, os educadores das áreas de Educação Física poderão usufruir de livros didáticos. 
  • Os professores terão a possibilidade de aproveitar o conteúdo complementar do material digital dentro da sala de aula. 

Como o novo edital já está disponível no site do MEC, é interessante que as escolas e os educadores se atualizem e compreendam todos os pontos da nova regra do PNLD. A partir daí, o processo de escolha dos materiais fica muito mais fácil, já que todos profissionais estarão a par sobre todo o processo da aprovação das obras.



Website: https://www.edocente.com.br/pnld-programa-nacional-do-livro-e-material-didatico/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.2%
26.8%
16.3%
8.9%
0.8%