19/05/2023 às 19h37min - Atualizada em 20/05/2023 às 00h00min

Cine & Manas traz o premiado filme 'Medusa' para abrir o circuito de exibições de 2023 na Zona Oeste

O projeto de caráter itinerante realiza exibições de filmes nacionais realizados por mulheres em diversos territórios da região metropolitana do Rio de Janeiro

SALA DA NOTÍCIA PAULA MARIA CORREA RAMAGEM SOARES
Paula Ramagem
Divulgação
 

O Cine&Manasprojeto de exibição e distribuição de impacto de filmes nacionais realizados por mulheres cis e transinicia o circuito pela Zona Oeste, em Campo Grande, no dia 25 de maio, às 18h, com o filme "Medusa", suspense brasileiro, escrito e dirigido por Anita Rocha da Silveira, vencedor de prêmios como Sitges Film Festival (Melhor Direção), Tromsø Int. Film Festival (Melhor Filme), IndieLisboa (Prêmio Especial do Júri), Raindance Film Festival (Melhor Filme Internacional), Palm Springs Int. Film Festival (Menção Honrosa).

Medusa se passa num futuro distópico e conta a história de Mariana (Mari Oliveira), uma jovem que integra o grupo “Preciosas do Altar”, onde jovens mulheres “belas, recatadas e do lar” se reúnem para cantar hinos de louvor durante  o dia, na igreja do pastor Guilherme (Thiago Fragoso) e a noite se reúnem numa espécie de milícia com o objetivo de “vigiar e punir” agredindo violentamente mulheres “messalinas e meretrizes” que não são submissas aos homens nem devotas de Deus. A escolha do filme Medusa se deu, a partir de reuniões de co-curadoria com agentes culturais da região.

“A partir de reuniões de reconhecimento do território, escolhemos exibir Medusa, pois o filme faz uma fabulação crítica sobre temas sensíveis como a força política e o fundamentalismo religioso, que permeiam todo o estado do Rio de Janeiro, mas ganha ainda mais relevância na Zona Oeste do Rio", conta Helena Claro, uma das curadoras do projeto.
 
exibição será seguida de um debate. No dia 25/05, já confirmada a presença de Bruna Linzmeyer, atriz brasileira, também reconhecida pelo seu ativismo nos movimentos feminista e LGBTQIA+.
 
 Essa é uma oportunidade valiosa para o público refletir e compartilhar ideias sobre os temas abordados. Proporcionando um espaço propício para discussões significativas e insights enriquecedores, ampliando ainda mais a experiência cinematográfica, além de ganhar  ainda mais relevância quando é exibido nesta região da cidade, pois fomenta importantes debates em uma área de diversidade socioeconômica-cultural.

O projeto tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, através do Programa de Fomento à Cultura Carioca e apoio da Riofilme.

Sobre o Cine&Manas:

O Cine&Manas é um projeto de exibição e distribuição de impacto para exibição de filmes nacionais realizados por mulheres cis e trans.


De caráter itinerante, o cineclube circula desde 2017 pela região metropolitana do Rio de Janeiro, já tendo realizado sessões na capital, no bairro de Campo Grande, Paciência, Bonsucesso e nas cidades de Niterói e Rio Bonito. Em 2021, em função da pandemia de covid-19,realizou sessões online, com incentivo da Lei Aldir Blanc. 





Serviço

Cine&Manas 
 
Sessão: "Medusa"

Local: Casa Bosque

Estrada da Caroba, 449 - Campo Grande/RJ

Horário: 18h

Entrada Gratuita
 

Agenda do Circuito Zona Oeste 2023

Este ano o Cine&Manas vai realizar uma circulação por diversos bairros da Zona Oeste.
 

Programação


. Casa Bosque/Campo Grande - dias 25/05, 20/07 e 21/08 -  18h. 

. Areninha Carioca Sandra de Sá ( Santa cruz) - 24/06 - 17h

. Areninha Carioca Hermeto Pascoal (Bangu) - 21/08 - 18h
 
. Arena Carioca Gilberto Gil ( Realengo) - 25/10 - 17h
 
. Arena Carioca Abelardo Barbosa (Pedra de Guaratiba) - 18/11 - 17h

 
Ficha técnica do projeto

Produção executiva: Carolina Rodriguez

Coordenadora de produção: Helena Claro

Curadoria: Bruna Aguiar, Galba Gogóia e Helena Claro

Produtora técnica: Bruna Aguiar

Comunicação: Suburbana

Designer: Renée Lima

Realização: Manas Produtora

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Fomento: FOCA, Prefeitura do Rio de Janeiro

Apoio: Rio Filmes.

Link
Notícias Relacionadas »