22/05/2023 às 18h14min - Atualizada em 22/05/2023 às 20h00min

Tomando decisões na área de projetos: como o PMO muda o jogo?

Uma abordagem centralizada para a gestão de projetos ajuda a garantir mais visibilidade aos processos e resultados mais consistentes

SALA DA NOTÍCIA Ricardo Ferreira
A gestão de projetos é uma atividade fundamental para o sucesso das empresas. Ela envolve a definição e o controle de atividades necessárias para alcançar objetivos específicos, e requer uma série de habilidades e ferramentas para ser bem-sucedida. Mas a gestão de projetos não se trata apenas de completar tarefas em um prazo determinado. Ela envolve também a tomada de decisões assertivas que levam em consideração os propósitos do projeto e os valores culturais de uma empresa.

Quando as decisões são tomadas com base em informações precisas e bem fundamentadas, é possível gerar valor para a empresa e para seus parceiros. E é nesse contexto que o PMO (Project Management Office) se torna um grande aliado, sendo responsável por reunir e analisar informações de diferentes departamentos da empresa, para embasar ações de alta aderência e impacto. Com o auxílio de uma estrutura robusta de gerenciamento de projetos, as empresas podem tomar decisões mais informadas e condizentes com seus objetivos, o que pode levar a resultados mais positivos e a um maior valor agregado.


Como o PMO apoia a tomada de decisão em projetos

Quando se gerencia um projeto, é essencial estar vigilante a cada minúcia e tomar decisões constantes para assegurar que o objetivo seja atingido dentro do prazo e orçamento estipulados. E é justamente por isso que a presença do PMO pode ser determinante. Essa estrutura coleta informações de diversas áreas da empresa, analisa dados e oferece insights estratégicos que sustentam decisões mais precisas e fundamentadas. Assim, a partir de uma abordagem integrada, líderes e gestores se beneficiam de um overview privilegiado do projeto, sendo possível minimizar os riscos, otimizar recursos e ampliar as chances de êxito do projeto.

É importante lembrar que o PMO também pode colaborar para alinhar as decisões com os propósitos e valores da empresa. Isto é especialmente crucial em projetos complexos, que envolvem várias áreas e exercem um impacto significativo na organização como um todo. Com a ajuda de um bom PMO, é viável garantir que as decisões estejam sincronizadas com as diretrizes da empresa e que sejam tomadas com base em informações precisas e confiáveis. Neste ponto, é importante ressaltar que, para que o PMO possa desempenhar esse papel fundamental de alinhamento estratégico, é essencial que haja integração entre todas as áreas da empresa. Desse modo, evitam-se conflitos de interesse e é natural que as ações executadas agreguem valor à empresa e aos seus stakeholders.

As vantagens de uma governança de projetos sólida e organizada

Como estrutura gerencial, o PMO é responsável por padronizar e coordenar os processos de governança, garantindo que as práticas sejam uniformes em todos os projetos da organização. Por meio da definição de metodologias e padrões que permitem a redução de riscos e o aumento da qualidade dos resultados, é possível impulsionar a eficiência dos projetos e, consequentemente, os resultados obtidos.

Outra vantagem da presença do PMO na governança de projetos é a sua capacidade de alinhar os projetos aos objetivos estratégicos da organização. Uma vez estabelecido um método claro e objetivo, é mais fácil garantir que todos os projetos estejam direcionados para os objetivos estratégicos da empresa, maximizando o impacto e o retorno sobre o investimento. Além disso, se trata de uma estrutura fundamental para monitorar o desempenho dos projetos em tempo real, identificando possíveis desvios e propondo soluções efetivas para garantir o sucesso dos projetos e a continuidade da governança de projetos sólida e organizada.

Em conclusão, reforço que o PMO é um aliado importante para decisões mais assertivas em projetos, fornecendo informações analíticas que permitem uma visão objetiva dos empreendimentos. Reunindo e analisando dados, o PMO fornece insights, possibilitando decisões coerentes com os propósitos do projeto.  

Padronizando processos, alinhando projetos aos objetivos estratégicos e monitorando ativamente o desempenho - tudo a partir de uma abordagem centralizada e abrangente -, o PMO é um verdadeiro facilitador e catalisador de transformações necessárias no ambiente corporativo, que contribui para o sucesso dos projetos e o desenvolvimento das organizações.

*Ricardo Ferreira é Head de Operações na Actionsys. O executivo é pós-graduado em Gerenciamento Estratégico Econômico de Projetos e tem experiência em Gerenciamento de Projetos de TI, incluindo plataforma Web, CRM, ERP, ferramentas de RH, infraestrutura e integrações de serviços.

Sobre a Actionsys

Especializada na prestação de serviços de tecnologia de alto valor, a Actionsys é uma consultoria que está no mercado desde 2008. Com quatro integrantes em seu quadro societário, a empresa disponibiliza soluções tecnológicas de grandes companhias, como a Oracle e SAP. Além disso, a Actionsys possui outras frentes de atuação, como a área de PMO – Gestão de Projetos – e RH estratégico, em que ajuda as organizações na contratação de profissionais do segmento de TI. Mesmo ofertando soluções tecnológicas, a empresa entende o protagonismo da atividade humana, sendo que os profissionais são os grandes condutores de projetos de transformação digital. Veja mais em https://actionsys.com.br/.


Assessoria de imprensa da Actionsys:
IDEIACOMM

(11) 5111-8841

Juliana Garcia (MTB 63.694)
11 95070-8903
[email protected]

Keth Oliveira
11 98318-1577
[email protected]

 
Link
Notícias Relacionadas »