22/05/2023 às 11h58min - Atualizada em 22/05/2023 às 20h00min

Quando o assunto é RH, metade das empresas já investe em análise preditiva e inteligência de mercado voltada para candidatos

Levantamento global da Randstad mostra que 76%, no Brasil, afirmam que a tecnologia de RH, inteligência artificial (IA), automação e robotização impactaram positivamente seus negócios em 2022

SALA DA NOTÍCIA Redação

Estudo Talent Trends, da Randstad, que ouviu mais de 900 líderes de Recursos Humanos e Diretores, em 18 países, mostra que 72% das empresas globais disseram tomar decisões referentes aos seus talentos baseadas pela análise de dados, e metade dos entrevistados está investindo mais em análise preditiva e inteligência de mercado. No Brasil, 74% afirmaram já investir em tecnologias de análise e,  no último ano, 76% tiveram retorno positivo no investimento destinado a tecnologia de RH, inteligência artificial (IA), automação e robotização. 

“Diante dos grandes volumes de dados, é necessário utilizar ferramentas que ajudem a identificar padrões, permitindo que os profissionais de RH tomem decisões mais estratégicas. Por exemplo, a IA pode prever a rotatividade de colaboradores e identificar fatores que contribuem para isso, ajudando a implementar ações preventivas e reter talentos. Globalmente, 69% das lideranças informaram que o aumento da automação impacta o planejamento de mão de obra e amplia a necessidade de talentos para cargos altamente qualificados. Esses são benefícios importantes na economia atual em desaceleração, pois informações sobre desempenho são fundamentais para estabelecer as decisões sobre reestruturação, movimentações internas e reskilling”,  diz Wladimir Parada, Diretor Comercial da Randstad.

Experiência do colaborador

O estudo Talent Trends ainda mostra que a experiência proporcionada pela tecnologia ao colaborador se tornou crucial. A nível global, para 76%, a importância aumentou ainda mais nos últimos 12 meses e, para 81%, suas organizações estão mais do que nunca focadas nesse aspecto. Diante deste cenário, Wladimir fala sobre como as empresas estão investindo na experiência do colaborador e como a tecnologia ajuda a melhorar o engajamento “Existe uma relação direta entre a experiência proporcionada ao colaborador e o crescimento sustentável das empresas, tudo pautado pelos dados. A tecnologia e análise de dados permitem que os processos de RH sejam mais ágeis e eficientes, reduzindo custos e aumentando a produtividade. Todas as lideranças devem colocar a experiência proporcionada aos talentos na vanguarda de sua estratégia de negócios. Essa é a maneira mais impactante de se diferenciar no mercado altamente competitivo de habilidades especializadas e transformar de fato a jornada de contratação, desenvolvimento e retenção”, conclui o executivo.

Esses e outros dados você encontra no relatório completo da Pesquisa Talent Trends 2023 recém-lançado globalmente. Acesse o material aqui.

 

Sobre a Pesquisa Talent Trends

Lançada em 2016, atualmente engloba 18 mercados em todo o mundo, e inclui opiniões de mais de 900 diretores e líderes de capital humano. A pesquisa de opinião foi realizada pela Randstad Enterprise durante o quarto trimestre de 2022 na Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Japão, México, Países Baixos, Países Nórdicos, Polônia, Reino Unido, Singapura e Suíça.
 

Sobre a Randstad

A Randstad é líder global em recrutamento e soluções de recursos humanos. A companhia combina o poder da tecnologia com o toque humano, oferecendo as melhores soluções para empresas e ajudando talentos a se manterem relevantes no mundo de trabalho em constante mudança. Fundada em 1960 na Holanda, está presente em mais de 39 países e empregando mais de 650 mil pessoas por dia, chegou ao Brasil em 2011, atendendo todas as regiões do país.


 
Link
Notícias Relacionadas »