22/05/2023 às 11h01min - Atualizada em 23/05/2023 às 00h00min

CPQD e RNP fazem demonstração do OpenRAN@Brasil em evento em Brasília

Plataforma de experimentação do programa será um dos destaques do Workshop RNP 2023, que acontece nesta segunda e terça-feira

SALA DA NOTÍCIA Pedro Carvalho
Campinas, 22 de maio de 2023 - A primeira demonstração pública do testbed (plataforma de experimentação) do Programa OpenRAN@Brasil, que vem sendo conduzido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o CPQD, é um dos destaques do 24.º Workshop RNP, que acontece hoje e amanhã (22 e 23/05), em Brasília. Realizado junto ao SBRC 2023 - Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, o Workshop RNP tem como objetivo apresentar tendências e avanços tecnológicos na área de pesquisa e desenvolvimento em TICs, dentro e fora do Brasil.

O Programa OpenRAN@Brasil tem um papel relevante no contexto das futuras redes de comunicação - e, por isso, terá destaque no workshop. Lançado em agosto de 2021, dentro do Programa Prioritário em Informática (PPI) de Internet Avançada, o programa tem como responsável o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e como principais instituições executoras a RNP e o CPQD. Seu propósito é habilitar o desenvolvimento de aplicações inovadoras para redes de acesso abertas e desagregadas em rádio (RAN), em 5G e além.


Na primeira fase do projeto, o foco é o desenvolvimento de software de controle e orquestração tanto dos recursos ópticos, IP e de rádio quanto dos recursos de nuvem necessários ao funcionamento fim-a-fim de uma rede 5G Open RAN. Também está prevista nesta fase a implantação de um testbed de rede privada 5G, que consiste em uma plataforma de experimentação, física ou virtual, que permite ao pesquisador realizar experiências em um ambiente seguro.

No estande do OpenRAN@Brasil no WRNP 2023, a equipe da área de Soluções de Conectividade do CPQD fará demonstrações do programa utilizando um setup dessa plataforma de experimentação. “O testbed irá conectar São Paulo e Rio de Janeiro, com dois pontos de presença: um no CPQD, em Campinas, e o outro na RNP, no Rio”, afirma o gerente de Soluções de Conectividade Gustavo Corrêa Lima. “Esse ambiente de experimentação permitirá explorar a capacidade de uma rede privada 5G suportar aplicações avançadas desenvolvidas no país”, acrescenta.

O CPQD também estará participando de um dos painéis do WRNP 2023, que irá abordar assuntos como identidade digital descentralizada, blockchain, tokenização e outras tecnologias habilitadoras da web 3.0. Com o tema Web Descentralizada e Imersiva, o painel contará com a presença de Fernando Marino, responsável técnico por produtos Blockchain do CPQD,  e está marcado para amanhã, 23/05, das 16h às 17h30.

No SBRC 2023, Gustavo Correa Lima é um dos convidados do painel que acontece na tarde desta segunda-feira (22), das 14h às 15h30, como parte da programação do W6G - III Workshop de Redes 6G.

Mais informações sobre o WRNP 2023 estão disponíveis no link https://www.rnp.br/eventos/wrnp. Para conhecer o Programa OpenRAN@Brasil, basta acessar o site oficial: https://www.openranbrasil.org.br
Link
Notícias Relacionadas »