23/05/2023 às 14h35min - Atualizada em 23/05/2023 às 16h00min

A velocidade dos dados oferecida pela NetApp para a Aston Martin é peça-chave para o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA de 2023

Após uma pausa de 60 anos, a escuderia Aston Martin retorna à pista de Fórmula 1 e utiliza a tecnologia da NetApp para aumentar o desempenho, melhorar a confiabilidade e lutar pelo título de campeã

SALA DA NOTÍCIA NetApp
https://www.netapp.com/
Divulgação

À medida que a disputa da Fórmula 1 se intensifica, a escuderia Aston Martin Aramco Cognizant Formula One® (AMF1) se associou à NetApp, empresa de software global baseada em nuvem e centrada em dados, para otimizar o desempenho e os custos das aplicações da equipe, dentro e fora da pista.

Devido a um fluxo de dados mais rápido e eficiente, aliado a uma console de gerenciamento simplificada e unificada, a tecnologia da NetApp ajuda a escuderia AMF1 a identificar oportunidades de melhoria em tempo real.

O objetivo desse projeto de colaboração era simples: tornar seus carros mais rápidos. O projeto inicialmente se concentrou na infraestrutura e na criação da estrutura de dados, e agora a equipe utiliza o conhecimento dos dados para se concentrar em alcançar esse título tão importante.

Alcançar a redução de peso foi a solução

A NetApp trabalhou com a AMF1 para implementar o FlexPod como plataforma de infraestrutura convergente em cada circuito, substituindo múltiplos pontos únicos de falha, melhorando a disponibilidade e o rendimento, ao mesmo tempo em que eliminava sistemas mais antigos. Isso, por sua vez, reduz o peso e tem um impacto positivo na redução da pegada de carbono.

A plataforma conseguiu impactar cinco áreas-chave:

  1. Rendimento

    O FlexPod permitiu que o grupo de software de rendimento da escuderia AMF1 aproveitasse o potencial de computação e armazenamento para desenvolver um cluster Kubernetes na pista, permitindo a análise dos dados em um ritmo mais rápido e sem gargalos.
     
  2. Confiabilidade

    Ao dispor dessa solução de alto desempenho, com duas plataformas de infraestrutura convergente redundante, a equipe AMF1 pode executar todos os sistemas e equilibrar a carga em ambos os FlexPods para aumentar o desempenho. A disponibilidade das aplicações é garantida, ao contar com uma redundância absoluta em nível de hardware, incluindo o cabeamento.

    “Os FlexPods de alto desempenho da NetApp são fundamentais para nossa operação na pista. Eles recebem, portanto, tratamento especial e alta proteção enquanto os transportamos para corridas ao redor do mundo. Como usamos dados para melhorar nosso desempenho e ir mais rápido, o trabalho da NetApp com a equipe AMF1 é vital para esse sucesso”, afirma Clare Lansley, Chief Information Officer da equipe Aston Martin.
     
  3. Melhoria contínua

    A equipe de TI precisava se esforçar constantemente para tornar a equipe e o carro mais ágeis, velozes e confiáveis. Devido a essa implementação, a velocidade de envio dos dados de telemetria, da pista para a fábrica, foi reduzida de 20 para menos de 10 minutos, permitindo que os engenheiros da fábrica da escuderia analisassem os dados em alta velocidade e fizessem os ajustes necessários. Para isso, foi utilizada a tecnologia SnapMirror da NetApp, que transfere os dados de volta para a fábrica e para o Mission Control a uma velocidade significativamente maior.
     
  4. Segurança

    A proteção é um princípio fundamental para proteger o ativo mais valioso da equipe: seus dados. É importante tornar esse processo mais fácil e informativo.

    A equipe AMF1 utiliza o Cloud Secure, uma função do NetApp Cloud Insights que oferece uma solução simples que melhora sua capacidade de detectar ransomware e fornecer auditorias de  acesso aos dados dos usuários. O Cloud Secure analisa os padrões de acesso aos dados para identificar os riscos de ataques de ransomware, além de relatar a atividade de acesso por pessoas internas, externas, ataques de ransomware e usuários não autorizados. Esses relatórios e auditorias avançados facilitam a identificação de infratores e possíveis ameaças.
  1. Velocidade rumo à sustentabilidade

    A Fórmula 1 estabeleceu seu plano de sustentabilidade para alcançar uma pegada de carbono zero até 2030. Para a escuderia AMF1, na condição de protagonista neste setor, ter o FlexPod está contribuindo para os esforços de sustentabilidade da equipe de várias maneiras:

    Em Silverstone, a nova 'fábrica inteligente', alimentada pela tecnologia NetApp Cloud Insights, ajuda a consolidar os sistemas mais antigos e menos eficientes da empresa e proporciona supervisão essencial de temperatura e energia, permitindo que a escuderia monitore e minimize o consumo de energia.

    Ao trabalhar em parceria com a NetApp, a AMF1 pode aproveitar facilmente os recursos dos principais provedores de nuvem do mundo, suportando diferentes cargas de trabalho com uma poderosa infraestrutura de nuvem conforme necessário. Isso significa que apenas o poder tecnológico necessário é usado e nada mais.

A AMF1 ainda pode melhorar?

Os resultados são claros. A Aston Martin se consolidou no Mundial de 2023 ao colocar um de seus pilotos em terceiro lugar na tabela geral. Graças à equipe AMF1, que usa os dados para ir mais rápido, Fernando Alonso e Lance Stroll competem pelo pódio. O trabalho da NetApp com a escuderia é uma parte vital desse sucesso.

Com um pipeline de dados rápido e eficiente, um painel simplificado e unificado e tecnologias para otimizar o desempenho e o custo dos aplicativos, a equipe AMF1 é pioneira em uma abordagem moderna para as corridas de F1 dentro e fora das pistas.

Sobre a NetApp

A NetApp é uma empresa multinacional de software focada em nuvem e centrada em dados que ajuda as organizações a liderarem por meio de dados na era da transformação digital acelerada. A empresa oferece sistemas, software e serviços em nuvem que permitem aos clientes otimizar o desempenho de suas aplicações, do data center à nuvem, seja desenvolvendo na nuvem, migrando para a nuvem ou criando sua própria experiência semelhante à nuvem on-premises. Com soluções que funcionam nos mais diversos ambientes, a NetApp ajuda as organizações a construírem seu próprio Data Fabric e proporcionar a entrega segura dos dados, serviços e aplicações para as pessoas adequadas, a qualquer momento e em qualquer lugar. Saiba mais em www.netapp.com ou siga-nos no Twitter, LinkedIn, Facebook e Instagram.

 


Link
Notícias Relacionadas »