23/05/2023 às 17h20min - Atualizada em 24/05/2023 às 00h00min

Manchas nos dentes? Saiba como evitar e como tratar

É fundamental seguir as dicas do dentista para evitar os desgastes dos dentes

SALA DA NOTÍCIA Amanda Martins
Segundo levantamento da rede Oral Sin, umas das queixas mais comuns nas clínicas dentárias são com o aparecimento de manchas nos dentes. Um problema que gera repercussões como foi no caso do ator Johnny Deep em que os fãs ficaram chocados com a coloração marrom dos dentes do ator ao sorrir para os fãs e imprensa no festival de cinema de Cannes este ano.

Existem alguns hábitos que podem contribuir para o aparecimento e até mesmo a persistência dessas manchas nos dentes com uma aparência amarelada ou escura neles, que podem afetar a autoestima, a confiança e dificultar o convívio profissional, além de problemas de saúde bucal.


Cerca de 90% da população brasileira higieniza a boca até duas vezes por dia e 63% usam fio dental, escova e pasta de dente, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no período de 2013 a 2019.

Segundo o especialista da Oral Sin, Dr. Eduardo Azarias, as manchas podem ser causadas nos dentes pelo consumo de café, sumos concentrados, vinho tinto, refrigerante do tipo cola, ao comer chocolate, falta de higiene bucal e fumar. Os pigmentos presentes nestes alimentos e bebidas podem alterar a cor do esmalte no dente.

Para evitar o aparecimento de manchas indesejáveis nos dentes diferentes abordagens podem ser utilizadas para tratar essas manchas. Ir ao dentista com frequência é um começo (de 6 em 6 meses é o ideal), a limpeza pode ser indicada para alguns casos, não haverá uma mudança de cor para um branco, mas a diferença será percebida. O clareamento no consultório pode ser indicado com acompanhamento em casa com uso de gel e moldeira, ou até mesmo restaurações, incluindo a aplicação de facetas que é uma decisão que deve ser analisada cuidadosamente com o dentista especializado. Cuidados caseiros e receitas milagrosas sem a supervisão do dentista podem causar sensibilidade excessiva e desgaste dos dentes, piorando o quadro das manchas.

Dr. Azarias recomenda que para evitar manchas é muito importante adotar uma boa rotina de higiene bucal para manter os dentes saudáveis. “Higienizar corretamente a boca diariamente, utilizando escova, pasta e fio dental são hábitos que vão ajudar na prevenção das manchas. O tratamento com clareamento dentário pode ser realizado com o intuito de clarear a tonalidade dos dentes, de modo que as manchas brancas não fiquem evidenciáveis na estética do sorriso”, declarou.

Sobre a Oral Sin
Fundada em 2004, no Paraná, a Oral Sin é a maior rede de franquias de implantes dentários do País e, desde 2009, atua no segmento de franquias. Atualmente, são mais de 500 unidades em operação, distribuídas por todas as regiões brasileiras. Pioneira na adoção de tecnologias digitais ligadas à odontologia, além dos implantes, a Oral Sin também oferece atendimento clínico em geral, próteses dentárias, estética dental com atendimento odontológico humanizado e de excelência, ressaltando-se o fato de que acolhimento, respeito e carinho aos clientes estão entre seus pilares.
 
Link
Notícias Relacionadas »