22/04/2019 às 12h17min - Atualizada em 22/04/2019 às 12h21min

Softwares automatizam processos e aumentam produtividade nos pequenos negócios

Soluções antes exclusivas para grandes empresas hoje estão disponíveis para pequenas e médias, com custo acessível, facilidade de uso e ganhos em produtividade de equipes

DINO - https://www.bysoftware.com/
Produtividade


Diferentemente de alguns anos atrás, quando a tecnologia era exclusiva de grandes companhias, hoje os softwares de gestão empresarial estão disponíveis no mercado e são financeiramente acessíveis para empresas de todos os portes, contribuindo para automação de processos, profissionalização e ganhos de produtividade. “Pequenos e médios empreendedores, no entanto, nem sempre conhecem as funcionalidades que um software pode oferecer ao seu negócio. Nosso trabalho é desmistificar esta questão, contribuindo para melhorar a gestão dessas empresas”, afirma Paula Meireles, cofundadora da BySoftware, especializada no licenciamento e revenda de softwares.

“Empresas com dois funcionários podem desfrutar dos softwares mais atuais voltados para produtividade assim como empresas de 10 mil funcionários”, completa. Com a transformação digital, novas tecnologias permitem a automação de processos, otimizam a gestão do negócio, oferecendo mais dados para o decisor, e aumentam a produtividade das equipes. Por exemplo, se antes a comunicação interna se dava somente pelo telefone ou por e-mail, agora é possível integrar ferramentas online que facilitam a troca de informações instantâneas, contribuindo para a melhor gestão de projetos.

 

Softwares integrados e colaborativos

Softwares colaborativos, como o G Suite, serviço Google que oferece um pacote integrado de ferramentas na nuvem focados em produtividade, são soluções econômicas e de fácil usabilidade. Elas permitem que os colaboradores trabalhem de forma integrada, em tempo real e mesmo estando remotos. Outras vantagens são: compatibilidade das ferramentas com qualquer dispositivo, segurança no compartilhamento de dados, interfaces intuitivas e o armazenamento de arquivos na nuvem. “Quando o assunto é colaboração entre as equipes, o Google tem se destacado cada vez mais no mercado”, afirma Paula Meireles.

Um assunto que está bastante presente nas pautas de reuniões atualmente é “como aumentar a produtividade do time” ou então a expressão “fazer mais com menos”, e para isso vem a busca incessante pela melhor tecnologia do mercado. Para pequenas e médias empresas, um dos maiores desafios são a escolha do software adequado às suas necessidades, as questões de licenciamento e conformidades de uso da ferramenta. “Falar a língua do cliente, entender sua rotina e seus problemas é um passo importante para pensar nas soluções que irão facilitar sua dinâmica de negócio”, ressalta.

Ela lembra que o uso de licença irregulares é um problema no mercado corporativo brasileiro. A prática é considerada perigosa e pode afetar a imagem organizacional de uma empresa. O uso irregular de softwares infringe a Lei 9.609 de fevereiro de 1998, que regulariza a proteção legal da propriedade intelectual de programas de computadores. Além de ilegal, a prática não fornece segurança na proteção de dados ou atualizações recentes do servidor das empresas usuárias.

 

Mercado crescente e focado nas demandas profissionais

O serviço de consultoria de softwares é uma área crescente no país, principalmente no mercado de pequenas e médias empresas, em que os processos internos ainda não estão 100% conectados. “É preciso traduzir a linguagem do fabricante para o cliente e pensar em tecnologias que irão facilitar seus processos internos, além de desmitificar a complexidade das regras de licenciamento de uso e compra”, acrescenta a cofundadora da BySoftware.

Segundo um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), publicado em junho de 2018, o Brasil possui o 9° maior mercado de software do mundo, estimado em US$ 18,6 bilhões. Os sistemas de maior sucesso foram planejados para construir, junto com o usuário, respostas rápidas para problemas do dia a dia profissional, o que é realidade tanto em grandes quanto em pequenas e médias corporações. “Nossa proposta de valor é oferecer aos clientes a compra e gestão de licenças de softwares de forma simples e inteligente”, destaca Paula Meireles.



Website: https://www.bysoftware.com/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.5%
28.0%
16.1%
7.6%
0.8%