26/05/2023 às 11h51min - Atualizada em 27/05/2023 às 04h00min

Wi-Fi 6 do Hospital de Amor ajuda a otimizar a experiência do paciente

Anteriormente conhecido como Hospital do Câncer de Barretos, instituição oferece conexão gratuita de alta velocidade da HPE Aruba Networking para até 2,5 mil pacientes simultaneamente

SALA DA NOTÍCIA Davi Leon
Hospital de Amor, em Barretos (SP)

Com mais de 60 anos de história e reconhecimento internacional por excelência em tecnologia e assistência ao paciente, o Hospital de Amor, em Barretos (SP), implementou conectividade Wi-Fi 6 para os pacientes internados nos setores de reabilitação, internação clínica e cirúrgica. Agora até 2,5 mil dispositivos pessoais podem ser conectados à rede ao mesmo tempo para que eles falem com a família, leiam sites, ouçam música ou assistam vídeos enquanto se recuperam do tratamento contra o câncer. A arquitetura Wi-Fi é da HPE Aruba Networking e foi entregue no modelo NaaS ou rede como serviço. 

 

“Nossos pacientes são atendidos pelo SUS - Sistema Único de Saúde e boa parte deles fica em tratamento prolongado longe da família e amigos, não podendo arcar com os custos de um pacote de dados para usarem no período de internação. Por isso essa iniciativa significa bem mais do que oferecer distrações, está em linha com a nossa proposta de usar a tecnologia para otimizar a assistência ao paciente e a experiência deles no hospital. Nós olhamos para as pessoas, não para a doença”, afirma Caio Queiroz, administrador de Rede do Hospital de Amor. 

 

Wilson Silva, analista de Infraestrutura da instituição, complementa que isso é particularmente verdade no caso de alguns pacientes que ficam até dois anos internados sem voltar para casa. O executivo comenta que o departamento de compras também foi incluído no projeto, beneficiando e oferecendo maior mobilidade a 4 mil colaboradores, que agora podem acessar a rede não apenas por meio dos laptops da instituição, mas também por seus próprios tablets e smartphones. Com isso, a comunicação interna foi otimizada com uma rede social corporativa que se tornou a principal ferramenta de interação e comunicação da instituição. 

 

De acordo com Douglas Vieira, gerente de TI do hospital, a próxima fase prevê que o Wi-Fi 6 seja disponibilizado em outras áreas, devendo ser finalizada nos próximos meses, cobrindo um total de 43,8 mil metros quadrados.

 

“Nem sempre o 4G funciona dentro do hospital, mas agora o Wi-Fi 6 chega aos pacientes, acompanhantes e funcionários com velocidade próxima do 5G, de 300 a 400 Megabits por segundo. Tudo de forma gratuita. Isso demonstra a humanização do tratamento e a superioridade técnica do projeto, que já está preparado para comportar IoT - Internet das Coisas em ambientes hospitalares no futuro”, destaca Isac Sartori Gomes, engenheiro de Redes e Telecomunicações da Network Consult. A empresa é parceira da HPE Aruba Networking e realizou a implementação.

 

A solução utilizada inclui 40 pontos de acesso Aruba Instant-On AP-22 em substituição aos equipamentos anteriores com dez anos de uso e que não tinham mais suporte técnico. Esse tipo de problema não ocorrerá novamente, pois como o modelo da implementação foi o de rede como serviço, os equipamentos serão trocados com uma frequência adequada para que a rede esteja sempre atualizada e preparada para as novas tecnologias que forem sendo desenvolvidas no decorrer dos anos. A Network Consult será responsável por essa atualização, o hospital não precisará dedicar nenhum tempo a isso.

 

Em paralelo à implementação principal, o Centro de Treinamento em Cirurgias Minimamente Invasivas (Ircad) do hospital também foi atendido. Trata-se do maior centro de treinamento do tipo em todo o continente e possui a mais moderna estrutura para a especialização médica nos países da América Latina. Os mais de 7,6 mil metros quadrados do espaço receberam, também no modelo NaaS ou rede como serviço, 14 pontos de acesso Wi-Fi 6 e 5 switches Aruba Instant-On 48-portas PoE.

 

Segundo recente pesquisa da IDC que ouviu mais de mil executivos ao redor do mundo, o principal motivo para eles escolherem a implementação de rede como serviço incluem: facilidade para incorporar novas tecnologias; implantação mais rápida de novos recursos e funcionalidades; e redução de custos de manutenção e suporte.

 

“Ter a nossa tecnologia escolhida por uma instituição que é referência na área de saúde para ajudá-la a oferecer mais conforto a seus pacientes é uma honra para nós. Fundamentalmente, a tecnologia serve às pessoas, como esse caso demonstra. Continuaremos a promover essa visão seja qual for o setor no qual nossa conectividade seja implementada”, conclui Antenor Nogara, country manager da HPE Aruba Networking.

 

Sobre a Hewlett Packard Enterprise 

A Hewlett Packard Enterprise (NYSE: HPE) é uma empresa global da borda à nuvem que ajuda organizações a acelerarem os resultados ao liberar valor de todos os seus dados, em qualquer lugar. Com base em décadas reimaginando o futuro e inovando para aprimorar a maneira como as pessoas vivem e trabalham, a HPE oferece soluções de tecnologia exclusivas, abertas e inteligentes. Com ofertas que abrangem serviços de nuvem, computação, computação de alto desempenho & IA, borda inteligente, software e armazenamento, a HPE oferece uma experiência consistente em todas as nuvens e bordas, ajudando os clientes a desenvolverem novos modelos de negócios, engajarem de novas maneiras e aumentarem o desempenho operacional. Para mais informações, visite o site oficial.


Link
Notícias Relacionadas »