24/04/2019 às 16h01min - Atualizada em 25/04/2019 às 00h00min

Webservices da Receita facilitam a vida das empresas

O que são Webservices e como são as aplicações práticas dessas plataformas online?

DINO - https://www.hubdodesenvolvedor.com.br


Já há algum tempo no mercado, mas ainda considerado inovação para alguns, o webservice da Receita Federal é uma ferramenta online que ajuda os empreendedores a manterem seus dados em ordem. Essas plataformas vêm sendo um apoio muito bom para quem quer informação segura e rápida, seja para sua empresa ou negócio ou até mesmo para buscar informações interesse pessoal.

O termo webservice pode ser considerado um conjunto de métodos e técnicas voltados para a construção de uma plataforma digital, que oferece serviços diversos através do uso das tecnologias da web. Isso pode ser considerado um resultado da volta do crescimento do uso da tecnologia, que segundo a Globo.com, vem crescendo desde o aumento em 4,5% no ano de 2017 e que vai se manter na casa dos 4% para esse novo ano.

Para quem não tem muita intimidade com o assunto, é possível dizer que essas plataformas funcionam com a transferência de dados por protocolos de comunicação, independentemente da linguagem de programação utilizada e demonstram um crescimento superior a 30% nos últimos anos.

Um exemplo de empresa do segmento que cresce mais a cada dia, a Amazon teve sua receita operacional batendo a marca de 7 bilhões de dólares, o que representa um aumento em 47%, se comparado ao ano anterior.

E para que seja possível ver na prática, o serviço antifraude, oferecido por muitas plataformas, vem ajudando a diminuir os índices das empresas, que já chegaram a um total de 74% das empresas brasileiras que sofreram com isso.

Como o Brasil é o país que mais investe em tecnologias na América Latina e almeja um crescimento de até 12% nessa área até 2021, fica evidente a força e o crescimento dos webservices no país.

 

Plataformas Webservices

Algumas plataformas já estão estabilizadas no mercado e outras ainda iniciam seus serviços para levar mais facilidade e praticidade para a população. Uma delas é a Api Serpro que trabalha com informações trazidas da Receita WS. Para que fique mais claro e seja possível entender com exemplos práticos, essa plataforma oferece:

Nesse caso, as API’S da Receita Federal possui solução voltada para a saúde financeira de empresas, mas existem inúmeras plataformas com serviços voltados para os diversos usuários. Através dessas consultas, é possível melhorar os números das empresas, mantendo as coisas em ordem e de acordo com o que é imposto pelo Governo. Seguindo esse raciocínio, muitas empresas já vêm adotando e buscando esse tipo de serviço, alguns exemplos de quem pode se beneficiar com esses benefícios são:

  • Holdings;
  • Empresas de e-commerce;
  • Seguradoras;
  • Instituições financeiras;
  • Imobiliárias;
  • Etc.

De acordo com o Alexandre, Sócio da empresa TAG Plus, que aproveita essas vantagens que os webservices oferecem, nos deu um depoimento que dizia:“Os webservices da Receita Federal ajudam a facilitar o processo de cadastramento de novos clientes e até funcionários, além de garantir a integridade das informações”



Website: https://www.hubdodesenvolvedor.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

46.7%
27.5%
16.7%
8.3%
0.8%