30/05/2023 às 18h57min - Atualizada em 31/05/2023 às 00h00min

Maio Amarelo reforça preocupação com conscientização e segurança dos motociclistas

Cerca de 1,5 milhões de brasileiros utilizam a moto como principal instrumento de trabalho

SALA DA NOTÍCIA PAULA BATISTA
Divulgação/Perkons
Dos 4,4 milhões de trabalhadores do setor de transporte no Brasil, 1,4 milhão são entregadores e motoristas de aplicativos, de acordo com levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e divulgado pelo Mova-se – Fórum de Mobilidade. A presença desses profissionais no dia a dia da economia do país reforça a importância da promoção de um ambiente viário mais seguro para todos, como estimula o Movimento Maio Amarelo durante todo esse mês.
          De acordo com informações do Ministério da Saúde, entre os anos de 2011 e 2021, o número de internações relacionadas a sinistros envolvendo motociclistas passou de 3,9 para 6,1% por 10 mil habitantes. Os custos das internações chegaram a R$167 milhões, no período. Apenas em 2020, 90 mil internações de motociclistas devido a lesões de trânsito foram registradas. Outro dado, do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), mostra que o índice de mortes por acidentes de trabalho sofreu um aumento de 7% em 2022. No total, foram relacionadas 2.538 mortes e 613 mil acidentes no período analisado. Desses, 24.642 correspondem a acidentes com motos. Hoje, no Brasil, cerca de 1,5 milhões de brasileiros utilizam o veículo como o principal instrumento de trabalho. Alguns dos principais riscos a que esses trabalhadores estão expostos englobam colisões com outros veículos, quedas, atropelamentos, além de exposição a fatores como poluição sonora, do ar e vibrações, que podem ser prejudiciais à saúde em longo prazo.
          Um trânsito mais seguro para pilotos em nosso país - trabalhadores e condutores a passeio - é uma meta que precisa ser alcançada. Segundo Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, para minimizar os danos decorrentes de um sinistro de moto, o uso dos itens de segurança é essencial, em especial o capacete. “Motociclistas estão mais expostos, são mais frágeis. Atenção e responsabilidade ao conduzir se tornam ainda mais vitais. É essencial todos terem compreensão de seu papel no trânsito, para preservar sua própria integridade e a dos demais”, enfatiza.

Para conscientizar sobre a importância da segurança no trabalho para quem atua no trânsito, como motoristas e condutores profissionais, a Fundacentro lançou, neste Maio Amarelo, o aplicativo SST Fácil, que traz conteúdos para profissionais como motoboys, caminhoneiros e quem transporta trabalhadores rurais. É possível baixar o aplicativo gratuitamente pelo Google Play e pela Apple Store.
 
Link
Notícias Relacionadas »