30/05/2023 às 10h20min - Atualizada em 31/05/2023 às 00h00min

Investigação ESET: Tiktok e Discord podem oferecer riscos de segurança para usuários

A ESET compartilha formas de garantir a segurança de dados e informações nas redes sociais

SALA DA NOTÍCIA Cecilia Ferraz
Freepik

São Paulo, Brasil - O TikTok e o Discord ganharam muita popularidade, principalmente entre os jovens, como plataformas que dão aos usuários a oportunidade de expressar sua criatividade, bem como compartilhar com amigos suas opiniões, notícias e habilidades. Mas há alguns riscos a serem observados. A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, compartilha o que usuários, pais e responsáveis devem saber sobre essas redes e o compartilhamento de dados.

Entre as preocupações está o fato do algoritmo do TikTok favorecer certos tipos de conteúdo e oferecê-los a crianças, por exemplo, vídeos sexualmente sugestivos, mostrando transtornos alimentares ou incluindo outros tipos de conteúdo prejudicial. Sabendo disso, a plataforma anunciou novos recursos que ajudarão os pais a se sentirem mais confiantes com o aplicativo, como uma ferramenta que permite que tutores impeçam que seus filhos vejam determinados tipos de conteúdo, com base em palavras ou hashtags usadas, e limitem o tempo que os usuários passam na rede social, além de bloquear automaticamente menores de 18 anos de usá-lo por mais de uma hora por dia. 

Além disso, o app recebeu acusações de coleta massiva de dados - ou seja, ele exige mais permissões do que realmente precisa como um aplicativo de entretenimento, assim como ocorre com o Discord. A primeira coisa a considerar nestes serviços é a questão da privacidade e como dados pessoais podem ser usados para o interesse da empresa por trás da plataforma. 

Todas as informações são processadas nos servidores do Discord, a menos que o usuário acesse através de um navegador capaz de bloquear parcialmente alguns rastreadores. A Política de Privacidade e Segurança do Discord estabelece que usuários  podem concordar com o uso dos seus dados coletados, mas não com o fato de que eles estejam sendo coletados.

Em geral, a partir de uma perspectiva de cibersegurança, o Discord compartilha muitas vulnerabilidades com serviços de e-mail ou redes sociais, com um foco no erro humano para comprometer os dispositivos das pessoas. E embora os termos de serviço do Discord especifiquem que usuários menores de 13 anos não podem usá-lo, muitas vezes o fazem devido à natureza do serviço e sua ligação com a comunidade gamer e como atrai multidões de jovens em geral.

Recomendações para navegar em segurança:

  • Entenda as diferenças entre compartilhar e compartilhar mais do que deveria: é bom poder compartilhar seus pensamentos, ideias e memórias online, mas coisas como a escola que frequentam ou o endereço residencial, devem permanecer privadas;
  • Familiarize-se com as indicações de uso:  entender o que o aplicativo permite e faz com os dados dos pequenos permite que você se prepare e tome as precauções necessárias;
  • Definir contas como privadas: embora algumas contas sejam definidas automaticamente como privadas, certifique-se de que as dos pequenos permaneçam privadas;
  • Converse com os pequenos: fale regularmente sobre as maravilhas e perigos das redes e certifique-se de manter um relacionamento aberto e de confiança, para que eles se sintam seguros para falar com você sobre qualquer coisa;
  • Saiba quando denunciar: utilize, quando necessário, a opção de denunciar e bloquear determinados usuários e tipos de conteúdo. Isso criará um ambiente online mais saudável para os pequenos.

O Digipais é uma iniciativa promovida pelo Safer Kids Online da ESET, que busca acompanhar mães, pais e professores no cuidado de crianças na Internet, a fim de aumentar a conscientização sobre riscos e ameaças no mundo digital. Eles fornecem materiais para o processo de aprendizagem, diálogo e supervisão com o objetivo de fornecer o conhecimento necessário para ajudar os pequenos no uso de novas tecnologias. Para saber mais sobre os perigos que as crianças enfrentam online, visite o site.

Para saber mais sobre segurança da informação, visite o portal de notícias ESET. Por outro lado, a ESET convida você a conhecer Conexão Segura, seu podcast para descobrir o que está acontecendo no mundo da segurança da informação. Para ouvir acesse este link.

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite nosso site ou siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter.

Copyright © 1992 - 2022. Todos os direitos reservados. ESET e NOD32 são marcas registradas da ESET. Outros nomes e marcas são marcas registradas de suas respectivas empresas.

Contatos para Imprensa:
(11) 94135-2414
 

Cecilia Ferraz - [email protected] 
Leonardo Nascimento - [email protected]
Natália Diogo - [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »