31/05/2023 às 14h37min - Atualizada em 31/05/2023 às 16h00min

APAS Show: Seal apresenta tecnologias para otimizar operações e experiência do cliente no varejo

Soluções avançadas incluem automação de precificação e check-out, monitoramento de itens nas gôndolas em tempo real e até robô que atende clientes com apoio da IA

SALA DA NOTÍCIA Mídia.D3
https://www.seal.com.br
Divulgação / Seal Sistemas
Soluções tecnológicas que digitalizam diversas etapas e atividades do varejo e de toda a cadeia de distribuição estarão entre as diversas tendências demonstradas na APAS Show 2023, a ser realizada em São Paulo (SP) entre 15 e 18 de maio. Na ocasião, a Seal Sistemas – considerada a maior integradora de soluções de mobilidade do Brasil e líder nacional em computação móvel para a cadeia de abastecimento – exibirá soluções que compõem a sua gama de serviços dedicados ao varejo 4.0, conceito que introduz novas tecnologias ao processo de compra, equilibrando a loja física com os canais digitais.

Na 37ª edição do maior evento de alimentos e bebidas das Américas, a Seal Sistemas demonstrará tecnologias avançadas que otimizam a precificação e a comunicação personalizada de ofertas e promoções, realizam o monitoramento em tempo real de gôndolas para combater o risco de ruptura (quando faltam produtos nas prateleiras) e até mesmo um robô, chamado de Robô Temi, que realiza o atendimento ao cliente de forma autonomia e com o apoio da inteligência artificial.


Também haverá caixas de autoatendimento que dão apoio ao check-out; ferramentas que realizam a gestão à distância de dispositivos móveis usados na intralogística (em estoques e centros de distribuição) e por fretistas em campo; e o VRAIL, um recurso visual avançado que exibe conteúdos promocionais ricos e sincroniza campanhas entre diferentes canais.

“A tecnologia ocupa um papel crucial para ampliar a eficiência operacional, criar diferenciais competitivos e atender à crescente demanda gerada pela maior integração com o e-commerce, diante de novos hábitos de consumo. A APAS Show é o fórum ideal para demonstrar as soluções avançadas que fazem parte do nosso portfólio e que apoiam a transformação digital do varejo no Brasil”, diz Wagner Bernardes, CEO da Seal Sistemas.

Entre as soluções apresentadas pela companhia estarão as etiquetas eletrônicas, que levam maior assertividade à definição e atualização de preços de forma remota e em tempo real. Elas têm integração direta com o ERP (software de gestão) e o PDV (software utilizado na frente de caixa) e garantem 100% de correção nas informações do produto entre a gôndola e o checkout, minimizando erros e prejuízos.

Também chamadas de Electronic Shelf Labels (ESLs), essas tags possuem diferentes tamanhos e recursos que facilitam a comunicação por meio de digital signage – uma forma otimizada e atrativa de transmitir mensagens e vídeos por meio de telas digitais. Com isso, são utilizadas diversas cores para dar maior ênfase a campanhas que envolvem ofertas e promoções. A solução é também omnichannel, apoiando a integração entre as vendas físicas e online ao poder interagir com o smartphone do consumidor.

IA aplicada nas gôndolas

A Seal Sistemas também exibirá o Captana, uma tecnologia que identifica automaticamente a ruptura da gôndola, além de sinalizar eventuais erros na localização de cada item. Para isso, a solução desenvolvida pela francesa SES-imagotag utiliza minicâmeras de alta precisão que operam em conjunto com as etiquetas eletrônicas por meio da inteligência artificial. O objetivo é monitorar a situação da gôndola em tempo real, assim como a disponibilidade dos produtos associados a essas ESLs.

Completam a automação visível para o consumidor na área de vendas o self-checkout, caixa de autoatendimento que permite que o próprio cliente faça a leitura e o pagamento dos produtos colocados no carrinho sem o envolvimento de um colaborador da loja.

A Seal Connect, unidade de negócios de IoT (internet das coisas) da Seal Sistemas, demonstrará tecnologias que atendem a necessidades dos varejistas de ponta a ponta. Essas soluções incluem câmeras com analytics para o varejo, com mensuração de áreas quentes, comportamento de consumo e contagem de fluxo, além de inventário têxtil com RFID (identificação por radiofrequência).

O Seal Care, área de sustentação de projetos, demonstrará soluções de suporte preditivo e corretivo, com funcionamento 24 horas por dia e 7 dias por semana. Já a Seal Logistics, unidade de negócios focada em consultoria e implementação de soluções logísticas, demonstrará tecnologias avançadas que transformam a cadeia de suprimentos por meio da digitalização, combinando o uso de softwares com consultoria estratégica.

A APAS Show 2023 será realizada no Expo Center Norte e reunirá as maiores empresas da cadeia produtiva nacional, com o objetivo de impactar diretamente lideranças do setor, com foco em gerar negócios e networking. Em 2022, a feira atraiu mais de 60 mil visitantes e gerou cerca de R$ 30 milhões em negócios.

Link
Notícias Relacionadas »