06/06/2023 às 14h23min - Atualizada em 07/06/2023 às 00h00min

Para especialista do IEEE, tecnologias espaciais são decisivas para o enfrentamento do aquecimento global

Para lidar com as mudanças climáticas, os cientistas precisam de satélites com uma grande quantidade de sensores, diz especialista brasileiro do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade

SALA DA NOTÍCIA Matheus Rossi

As mudanças nos indicadores de temperatura e clima são um dos maiores desafios da Humanidade em curto e médio prazo. E os altos investimentos na economia espacial proporcionam novas ferramentas para enfrentar o aquecimento global, como o desenvolvimento dos satélites de monitoramento da Terra com uma grande quantidade de sensores, destaca Antonio Pedro Timoszczuk, membro sênior do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade.

"A tecnologia espacial contribui não apenas para viagens fora da Terra, mas para o nosso dia a dia. Há muita pesquisa em andamento sobre como sobreviver no espaço sideral por longo período e isso se relaciona à produção de água e alimentos", afirma Timoszczuk. Segundo ele, os satélites atuais de vigilância da Terra são menores e com menor custo de lançamento. E fornecem dados mais diversos do que antes, de modo que a previsão e a modelagem climática serão aprimoradas.

"O desafio está na nossa capacidade de organizar todos esses dados ou mesmo utilizá-los para aperfeiçoar os modelos. Ferramentas como a computação quântica estão sendo exploradas para processar essa enorme quantidade de informações que os satélites modernos fornecem", explica Antonio. 

Novas tecnologias, satélites compactos, lançadores reutilizáveis, maior conectividade dos sistemas espaciais são alguns dos exemplos da presença cada vez maior do setor privado na era do New Space. Entretanto, "Uma dificuldade que surge é a segurança cibernética desses sistemas", comenta o engenheiro.

Além da exploração orbital, telescópios espaciais permitem que cientistas investiguem a evolução das galáxias e observem a formação dos astros. "No Brasil temos cientistas altamente qualificados, criativos e um parque industrial com capacidade para projetos espaciais, especialmente em São José do Campos e atualmente novos pólos com potencial estão surgindo como em Alcântara, no Maranhão", conclui.

Sobre o IEEE

O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países. Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas. O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.


Link
Notícias Relacionadas »