07/06/2023 às 14h56min - Atualizada em 08/06/2023 às 00h00min

WDC Networks apresenta soluções de energia solar na 17ª Bahia Farm Show

Empresa expõe portfólio de soluções para micro e minigeração de energia para o agrobusiness, que inclui módulos solares, inversores, baterias e sistemas off-grid

SALA DA NOTÍCIA Capital Informação
Capital Informação
Divulgação
A WDC Networks – empresa de tecnologia que atua nos setores de Telecomunicações, Energia Solar, Data Center e Enterprise, listada na B3 – está presente com sua unidade de negócios do portfólio de Solar na 17ª edição da Bahia Farm Show, a maior feira de tecnologia agrícola e de negócios do Norte e Nordeste do país, que termina no dia 10 de junho, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia.
A companhia ocupa os estandes P1, P2 e P3 do Pavilhão Coberto C, onde apresenta o portfólio de soluções para micro e minigeração de energia para o setor do agronegócio, que inclui módulos Solares, Inversores, Baterias e sistemas Off-Grid de marcas mundialmente conhecidas, como Huawei – com a qual a WDC mantém parceria desde 2021 com a linha Huawei Digital Power –, Jinko, Solis e SSM. Outros destaques são as placas solares Titanium, da marca própria WDC Solar, cuja fábrica está instalada na cidade de Extrema (MG).
A WDC apresenta em tempo real como operam algumas das usinas solares que seus clientes possuem em funcionamento, com a apresentação dos módulos de gestão de controle da geração de energia solar.

Esta não é a primeira vez que a WDC participa do evento. Segundo o diretor da unidade de negócios WDC Solar, Breno Machado, “a Bahia Farm Show tem extrema relevância no cenário do agronegócio, tanto para o desenvolvimento de networking, como em oportunidades de negócios”, afirma, lembrando que o evento está entre as três maiores feiras brasileiras em volume de negócios.
Solar no Agronegócio
Além da clara importância do sol para o ecossistema agrícola, sistemas fotovoltaicos podem ser aproveitados para energizar sistemas de irrigação, áreas administrativas, galpões de criação de suínos ou aves, dia e noite, pela aplicação de baterias em containers dedicados – o BESS (Battery Energy Storage System). Também podem abastecer veículos e equipamentos elétricos, dispensando geradores movidos a combustível (mais caros e poluentes) e, até mesmo, tornar uma fazenda autossuficiente em termos energéticos.
“Apenas no estado da Bahia, a WDC está implementando quatro projetos de usinas fotovoltaicas em fazendas para uso no Agronegócio, um dos quais completamente off-grid, ou seja, responsável por todo o abastecimento energético do empreendimento. Além da questão da sustentabilidade e economia no valor da conta, a energia solar traz a questão dupla da previsibilidade, com uma transmissão energética estável, eliminando problemas de oscilações e quedas de energia”, completa Breno Machado.
TaaS e Turn Key
Para viabilizar esses negócios, a WDC investe nos diferenciais do TaaS – Technology as a Service, modalidade de negócios na qual os equipamentos são contratados por assinatura, transformando Capex (capital expenditure) em Opex (operational expenditure), e no modelo Turn-key, com entrega de projetos prontos para uso do cliente, desde a concepção na usina de energia até a instalação das placas fotovoltaicas e homologação do sistema dentro das concessionárias.
“A combinação entre o TaaS e o Turn-key geram um grande valor ao cliente, desonerando-o do investimento inicial e permitindo a obtenção de um sistema fotovoltaico sob medida às suas necessidades, pronto para operar”, explica o diretor da WDC Solar.
Capacidade de geração
A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) aponta que o Brasil, em termos de capacidade de geração de energia solar, encerrou o ano de 2022 com 24 GW de potência operacional da fonte solar fotovoltaica, somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria, o que já representa quase a mesma potência instalada da usina hidrelétrica de Itaipu, a maior do Brasil e segunda maior do planeta. 
Para 2023, a associação projeta que a capacidade instalada irá atingir 34 GW, ultrapassando R$ 50 bilhões em investimentos entre usinas de grande porte e os sistemas de micro e minigeração.
Estrutura do Bahia Farm Show
A organização do evento prevê que, ao longo dos cinco dias, mais de 100 mil pessoas circulem pelo complexo Bahia Farm Show para conferir as principais novidades tecnológicas das 410 empresas expositoras, que envolvem as mais diversas áreas do setor agrícola, como maquinário e equipamentos agrícolas, sementes, defensivos e fertilizantes, veículos, aviões, irrigação, energia renovável, softwares e equipamentos de informação em tempo real, dentre outros.
“Os integradores de soluções são nosso foco também durante a Bahia Farm Show, e aproveitaremos para apresentar os produtos da WDC”, conclui Machado.

Link
Notícias Relacionadas »