12/06/2023 às 19h40min - Atualizada em 13/06/2023 às 00h00min

GreenYellow fecha contrato com grupo formado por Enersim e Oeste Solar para a construção de usinas solares no Mato Grosso

A multinacional francesa se posiciona na negociação como investidora, enquanto a Oeste Solar fica a cargo da construção e manutenção das duas fazendas fotovoltaicas, que totalizam a capacidade de 12,56 MWp. A Enersim fará a gestão da usina e ficará responsável pelo rateio dos créditos de energia

SALA DA NOTÍCIA Marcos Dantas de Vasconcelos
A GreenYellow e o grupo mato-grossense formado pela Oeste Solar e pela Enersim acabam de firmar um acordo de parceria na qual a multinacional francesa no Brasil se posiciona como investidora. Nesse cenário, a Oeste Solar fica responsável pela construção e manutenção das duas novas usinas solares, na modalidade de geração distribuída (GD), e a gestão dos créditos da energia gerada será realizada pela Enersim, empresa de geração compartilhada que disponibiliza um market place com o objetivo de levar energia sustentável a clientes empresariais.
As fazendas fotovoltaicas, que totalizam 12,56 MWp em termos de capacidade instalada, serão implantadas nas cidades de Nova Ubiratã e Alta Floresta, no Mato Grosso. A energia que será gerada pelas duas usinas, juntas, seria capaz, por exemplo, de evitar a emissão de mais de 1.020 toneladas de CO2 no Meio Ambiente ou abastecer cerca de 3 mil residências no período de um ano.
Segundo Marcelo Xavier, diretor-presidente da GreenYellow, este acordo é um claro sinal de que a organização francesa vê o mercado de energia renovável no País de forma muito positiva, como um campo de oportunidades. O executivo destaca, ainda, que a Oeste Solar já detêm o parecer de acesso emitido pela concessionária local e, com isso, as usinas se enquadram na regulação antiga da GD, antes do início da vigência da Lei 14.300.  “Além destes projetos, a GreenYellow fez a solicitação de pareceres de acesso junto a várias concessionárias, em diferentes regiões do País. Com isso, a empresa poderá construir pelo menos mais 60 MWp de capacidade instalada dentro das regras antigas”, afirma.

O CEO da Oeste Solar e da Enersim, Tiago Vianna, enfatiza que A GreenYellow é uma referência no segmento de transição energética, destacando-se no atendimento aos requisitos da agenda ESG. “Esse, entre outros motivos, levou-nos a escolher a GreenYellow como nossa parceira na missão de levar energia limpa a preço justo aos associados da Enersim”, pontua Vianna.

Sobre a GreenYellow

A GreenYellow é uma empresa de transição energética, especializada em eficiência energética, energia solar, serviços em energia e mobilidade elétrica. De origem francesa, a companhia tem operações em dezesseis países e possui um portfólio de eficiência energética com mais de 3.5 mil projetos implementados em todo o mundo, sendo mais de 1 mil deles no Brasil, onde opera desde 2013.
Em energia solar, tem mais de 930 MWp globalmente e, no Brasil, possui mais de 70 usinas conectadas ou em implantação, somando 190 MWp de potência instalada. Atuando em toda a cadeia, a GreenYellow investe, desenvolve, constrói, e opera seus projetos no longo prazo.  A carteira de clientes da GreenYellow conta, atualmente, com empresas como Oi Telecom, DPSP, Lopes Supermercado, Claro, Magazine Luiza, Pão de Açúcar, Assaí Atacadista, Via Varejo, Leroy Merlin, entre outros. 
Mais informações: http://www.greenyellow.com.br/.

Mais informações à imprensa
A4&Holofote Comunicação
(11) 3897-4122

Marília Pontes – [email protected]
Tel. (11) 99809-2294
Marcos Vinícius Dantas – marcosvinicius@a4&holofote.com.br
Tel. (11) 99930-4862
 
Link
Notícias Relacionadas »