13/06/2023 às 14h53min - Atualizada em 14/06/2023 às 00h00min

ESET anuncia programa para educação cibernética em escolas privadas

Iniciativa busca conscientizar pais, alunos e professores a detectar ações suspeitas e proteger crianças na internet

SALA DA NOTÍCIA Cecilia Ferraz

São Paulo, Brasil – A 9ª edição da pesquisa TIC Kids Online Brasil revela que quase metade das crianças e adolescentes no Brasil navegam na internet e usam as redes sociais sem a verificação dos pais ou responsáveis. Sabendo dos perigos que o uso e exposição indevida na internet podem ocasionar, a ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, anuncia programa para educação cibernética em escolas privadas. Com uso do Digipais, portal dedicado a pais, crianças e docentes para a segurança cibernética, a empresa firma parceria com o Colégio Cordeiro, que há 27 anos preza pela educação e bem-estar dos alunos em São Paulo.

O objetivo da parceria é orientar pais e professores para a educação cibernética de crianças e jovens, ensinando-os a destacar os perigos e ameaças existentes na internet. Além de mostrar como aproveitar ao máximo a internet e a tecnologia de forma segura, serão elaborados materiais, palestras, envio de conteúdos atualizados e a disponibilização de um cupom exclusivo para os pais que tenham interesse em adquirir os produtos da companhia.

"Ser um Digipai é ter consciência de que existem riscos na internet e que é preciso cuidar dos pequenos também no mundo digital. Faz parte de um processo de aprendizagem, diálogo e supervisão através do qual você pode adquirir o conhecimento necessário para ajudar seus filhos ou alunos no uso de novas tecnologias. Da ESET, queremos facilitar e acompanhá-lo nessa tarefa complexa de ser mãe, pai ou professor na era digital e ajudá-lo a proteger os pequenos sem precisar ser um especialista em tecnologia", explica Camilo Gutiérrez Amaya, Chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET.

O Digipais é uma iniciativa promovida pelo Safer Kids Online da ESET, que busca acompanhar mães, pais e professores no cuidado de crianças na Internet, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre riscos e ameaças no mundo digital.

Existem formas de ensinar as crianças a detectar ações suspeitas na internet?

A ESET apresenta diferentes situações para analisar com os pequenos, para que eles expliquem como reagiriam em cada caso e assim cheguem às melhores maneiras de manter a proteção na internet. 

Situação 1: Em um jogo online, você recebe uma mensagem de uma pessoa que não conhece. A pessoa diz que só quer fazer novos amigos. Como você reagiria?

Quando as crianças recebem mensagens como essa, devem sempre alertar seus pais, que podem investigar a situação e ver se precisam tomar alguma ação de sua parte, como bloquear ou denunciar o perfil. Recomenda-se que as crianças descartem mensagens semelhantes e só se comuniquem com aqueles que conhecem pessoalmente.

Situação 2: Quando você abre sua mídia social, você vê uma notificação: você foi marcado em um post dizendo que ganhou o modelo mais recente do iPhone! Como você reagiria?

Esse tipo de mensagem é bastante comum nas redes sociais e costuma ser usada para espalhar sites ou aplicativos maliciosos. Se as crianças forem marcadas em uma postagem semelhante, elas nunca devem clicar no link anexado ou interagir com a mensagem de qualquer forma. Se não puder excluir a publicação, informe a plataforma e remova a marcação, para que a publicação não fique mais visível no seu perfil.

Situação 3: Você recebe um e-mail do Instagram solicitando que você clique imediatamente no link anexado e atualize suas informações de login, caso contrário, sua conta será excluída. O que você faria?

Os ataques de phishing tentam adquirir informações pessoais e/ou confidenciais, como senhas ou detalhes de cartão de crédito, contas sociais, corporativas ou de jogos online. Para isso, o golpista finge ser uma pessoa ou empresa de confiança usando uma aparente comunicação oficial, como e-mails, sistemas de mensagens instantâneas ou até mesmo telefonemas. Por isso, é importante verificar com os pais antes de responder esse tipo de contato.

Para saber mais sobre segurança da informação, visite o portal de notícias ESET

Por outro lado, a ESET convida você a conhecer Conexão Segura, seu podcast para descobrir o que está acontecendo no mundo da segurança da informação. Para ouvir acesse este link.

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite nosso site ou siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter.

Copyright © 1992 - 2022. Todos os direitos reservados. ESET e NOD32 são marcas registradas da ESET. Outros nomes e marcas são marcas registradas de suas respectivas empresas.

Contatos para Imprensa:
(11) 94135-2414
Cecilia Ferraz - [email protected] 
Leonardo Nascimento - [email protected]
Natália Diogo - [email protected]  


Link
Notícias Relacionadas »