14/06/2023 às 19h53min - Atualizada em 15/06/2023 às 00h00min

Aumento na conta de luz: incentivo à economia de energia e sustentabilidade ambiental

A previsão de aumento nas tarifas de energia elétrica destaca a importância de práticas sustentáveis e a conscientização sobre seu consumo para a preservação do meio ambiente

SALA DA NOTÍCIA Redação

A questão ambiental e a busca por práticas sustentáveis têm se tornado cada vez mais relevantes na sociedade atual, principalmente nessa semana do meio ambiente. A preocupação com o consumo de energia elétrica e suas consequências têm ganhado destaque. 

A própria Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou que está previsto um aumento nas contas de luz no Brasil nos próximos meses. Espera-se um aumento de 6,9% no ano seguinte, de acordo com o diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa. 

Na audiência do Senado, Feitosa destacou que haverá variações regionais e alguns locais terão mais impacto. Na região Norte, é onde a estimativa de aumento na tarifa de energia elétrica é maior, com possibilidade de 17,6% de acréscimo. No Nordeste, o reajuste deverá ser em torno de 7,9%. Enquanto nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, a projeção é de que o acréscimo seja, respectivamente, de 6,5%, 5,7% e 4,5%.

Uma informação positiva para os consumidores é que não ocorrerá a aplicação de custos adicionais por meio das bandeiras tarifárias nas faturas de eletricidade neste ano. A perspectiva é de que essa condição perdure até 2024.

“Podemos ver esse aumento nas tarifas de energia elétrica como uma forma de incentivar a economia de luz e promover a sustentabilidade energética. Afinal, a exploração intensiva dos recursos naturais para a produção de energia tem impactos negativos sobre os ecossistemas e a biodiversidade”, alerta Artur Zaltsman, CEO da incorporadora Zaltsman, empresa que está lançando em Cunha (SP) o empreendimento sustentável Gaia Residence.

O empresário diz que, ao aumentar o valor da conta de luz, as pessoas podem ser estimuladas a adotar medidas de economia de energia em suas residências, como utilizar lâmpadas de LED, desligar aparelhos eletrônicos em standby e otimizar o uso de eletrodomésticos. Essas ações não apenas reduziriam o consumo individual, mas também contribuiriam para a diminuição da demanda geral de energia elétrica, em prol do meio ambiente.

“A utilização de fontes limpas, como a solar e a eólica, permitiria uma transição mais sustentável. No empreendimento Gaia Residence, juntamente com a Alphaz Concept, incorporadora referência em projetos ecológicos, iremos implementar painéis solares fotovoltaicos, que são responsáveis por captar energia e estaremos contendo impactos ambientais”, comenta Artur.

Os painéis solares geram eletricidade a partir da luz solar, o que reduz a dependência da rede elétrica convencional. Isso resulta em uma redução significativa na conta de energia elétrica ao longo do tempo. Além disso, são uma fonte de energia inesgotável e limpa.

O aparato apresenta duas alternativas: o sistema independente e o sistema integrado. No primeiro, a residência produz sua própria energia, permitindo que as luzes e os equipamentos sejam alimentados, o que torna o processo independente, sem o uso da rede elétrica convencional. Já no sistema integrado, a empresa de distribuição de energia da região homologa o sistema da residência, e o excedente de energia gerado pelos painéis fotovoltaicos é enviado de volta para a rede.

A Alphaz Concept, além de oferecer esse serviço, em alguns casos, instala o sistema híbrido chamado Off-Grid/On-Grid para conseguir suprir a alta demanda decorrente de muitos aparelhos de ar-condicionado e geladeiras, por exemplo. 

Os dois sistemas são utilizados em conjunto, podendo utilizar a energia solar e ainda distribuir para a rede elétrica local a energia gerada pelos painéis solares, com redução na conta elétrica. Essa técnica é ainda mais completa do que as placas fototérmicas convencionais.

O sistema Off-Grid/On-Grid é uma inovação no Brasil, pois quase não há disponível esse serviço. Normalmente, esses produtos são utilizados de forma separada, mas a incorporadora consegue viabilizar para que eles possam ser usados também simultaneamente.

“Esse é o tipo de sistema de energia que acreditamos ser compatível com o meio ambiente e que vai trazer um alívio nas contas de luz. Cabe a todos nós adotar práticas mais sustentáveis em nossas vidas e compreender a importância de contribuir para um futuro mais limpo e ambientalmente responsável”, finaliza o CEO da Zaltsman.

 

Sobre a Zaltsman

A Zaltsman é uma incorporadora brasileira que chega ao mercado para impactar positivamente o mundo dos empreendimentos imobiliários. 

A empresa nasce trazendo a experiência de sucesso iniciada há três gerações, quando o Dr Artur Zaltsman fundou a Imobiliária Rony, a primeira de Guaratinguetá (SP), que cresceu em atuação e serviços oferecidos. 

Agora, sob o comando de Artur Zaltsman Neto, a vocação familiar se renova, alinhada com os princípios de construções sustentáveis, excelência nos projetos, designs assinados e localizações exclusivas.

 

Acesse:

https://gaiaresidence.com.br/ 

https://www.instagram.com/gaia.residence/ 

https://www.instagram.com/zaltsman.empreendimentos/ 


 
Link
Notícias Relacionadas »