26/06/2023 às 10h45min - Atualizada em 26/06/2023 às 16h00min

Novos caminhos para a intralogística industrial: KUKA lança a plataforma móvel KMP 600-S diffDrive

A KUKA, empresa mundial referência na fabricação de robôs industriais, está expandindo seu portfólio para o ramo de plataformas móveis com a segunda geração da KMP 600-S diffDrive

SALA DA NOTÍCIA Mayra Maciel de Barros
KUKA

A KMP 600-S diffDrive, expande o portfólio de plataformas móveis da KUKA, empresa mundial referência na fabricação de robôs industriais. O novo equipamento autoguiado, que chega até dois metros por segundo, não é apenas rápido, mas também seguro, graças aos scanners a laser e à detecção de objetos 3D, levando a intralogística industrial a um novo nível, especialmente na indústria de bens de consumo.

 A KMP 600-S diffDrive é equipada para suportar a rotina intensa da produção industrial com cargas de até 600 kg e, além disso, seu grau de proteção IP54 permite que trabalhe de forma confiável mesmo sob condições adversas, como locais onde há pulverização de água ou poeira.

Todas as plataformas móveis KUKA garantem aos usuários a máxima liberdade de movimento sem a necessidade de cercas de segurança. A KMP 600-S diffDrive não é exceção. Scanners a laser, presentes nas partes frontal e traseira, fornecem segurança máxima, além de permitirem altas velocidades em todas direções quando os tempos de ciclo o exigem.

Edouard Mekhalian, Diretor Geral da KUKA Roboter do Brasil, explica que a segurança é uma preocupação central para a empresa. É por isso que existem oito zonas de segurança na frente e atrás do KMP 600-S diffDrive que os clientes podem personalizar para adaptá-las à velocidade do veículo e à aplicação. 

O equipamento também conta com uma expansão opcional com detecção de objetos 3D, o que permite detectar obstáculos que estejam entre 50 milímetros e 2,10 metros acima do solo. Além disso, a KMP 600-S diffDrive pode conectar uma ampla variedade de estações de trabalho, fornecendo precisamente as opções de manuseio de carga que o cliente exige. O equipamento possui dispositivo elevatório integrado de 60mm para facilitar a carga e descarga dos objetos. Sua inicialização é realizada por meio de um controlador manual e as aplicações podem ser programadas via JAVA.

Cada KMP 600-S diffDrive tem um tempo de operação de cerca de oito horas e sua recarga leva duas horas. O cliente também pode utilizar o KUKA.NavigationSolution , software que monitora toda a frota, detecta o nível de carga da bateria e quais veículos estão conectados. Após o ensino inicial do ambiente por meio do algoritmo SLAM (Simultaneous Localization and Mapping / localização e mapeamento simultâneo), a solução de software assume a localização no próprio veículo, bem como a coordenação dos veículos em um computador central. Usando parâmetros como distância e velocidade, o gerente de frota determina a melhor rota na rede de caminhos evitando todas as colisões de percurso.

 

Sobre a KUKA

A KUKA é uma empresa global de automação com vendas de cerca de €3,3 bilhões e cerca de 14 mil funcionários. A empresa está sediada em Augsburg, na Alemanha. 

Como um dos principais fornecedores mundiais de soluções de automação inteligente, a KUKA oferece aos clientes tudo o que eles precisam, desde robôs e células até sistemas totalmente automatizados e sua rede em mercados, como o automotivo, eletrônico, metal e plástico, bens de consumo, comércio eletrônico, varejo e saúde.


 
Link
Notícias Relacionadas »