São Paulo, junho de 2023 - Comemorado em 27 de junho, o Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas é uma oportunidade de destacar o impacto significativo que as PMEs desempenham no sistema econômico nacional. Uma pesquisa realizada pela Agência Sebrae constatou que, no primeiro trimestre de 2023, foram criados 214,4 mil empreendimentos desse porte, valor 9,2% superior ao de 2022. Uma das estratégias-chave para o sucesso das PMEs é ter um sistema de pós-venda eficaz, que impulsiona a satisfação, fidelidade e crescimento contínuo dos negócios.
O sistema de pós-venda abrange todas as interações prestadas aos clientes após a compra de um produto ou serviço, englobando desde a resolução de problemas e assistência técnica, até a disponibilidade de informações e suporte contínuo. Ao investir na ferramenta, as PMEs têm a oportunidade de se diferenciar da concorrência, construindo uma base de clientes leais e satisfeitos e fortalecendo a reputação da organização.
No entanto, as empresas desse porte enfrentam desafios únicos ao implementar um sistema de pós-venda. Pensando nisso, a Zenvia, plataforma que atua em todas as etapas da jornada do cliente, separou algumas estratégias que podem ser adotadas para melhorar a experiência do usuário de ponta a ponta:
É fundamental que os empreendedores responsáveis por PMEs reconheçam a importância de um sistema de pós-venda ativo para o sucesso dos negócios. Ao adotar estratégias eficazes, é possível conquistar uma base de clientes fiéis e satisfeitos, que não apenas retornarão para futuras compras, mas também se tornarão defensores da marca.
Sobre a ZENVIA
Com atuação em toda a América Latina e quase 14 mil clientes, a ZENVIA é movida pelo propósito de criar um novo mundo de experiências, por meio de uma plataforma que empodera as empresas na criação de experiências únicas para seus clientes. No Mundo ZENVIA, acreditamos que a evolução tecnológica e a experiência humana, combinadas, são capazes de unificar toda a jornada do consumidor. Para saber mais, acesse o nosso site e confira os nossos perfis no LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.