28/06/2023 às 11h51min - Atualizada em 28/06/2023 às 22h00min

Dia das PMEs: veja cinco dicas para o crescimento contínuo das empresas

SALA DA NOTÍCIA Danielle Guimarães Monteiro

São Paulo, junho de 2023 - Comemorado em 27 de junho, o Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas é uma oportunidade de destacar o impacto significativo que as PMEs desempenham no sistema econômico nacional. Uma pesquisa realizada pela Agência Sebrae constatou que, no primeiro trimestre de 2023, foram criados 214,4 mil empreendimentos desse porte, valor 9,2% superior ao de 2022. Uma das estratégias-chave para o sucesso das PMEs é ter um sistema de pós-venda eficaz, que impulsiona a satisfação, fidelidade e crescimento contínuo dos negócios.

O sistema de pós-venda abrange todas as interações prestadas aos clientes após a compra de um produto ou serviço, englobando desde a resolução de problemas e assistência técnica, até a disponibilidade de informações e suporte contínuo. Ao investir na ferramenta, as PMEs têm a oportunidade de se diferenciar da concorrência, construindo uma base de clientes leais e satisfeitos e fortalecendo a reputação da organização.

No entanto, as empresas desse porte enfrentam desafios únicos ao implementar um sistema de pós-venda. Pensando nisso, a Zenvia, plataforma que atua em todas as etapas da jornada do cliente, separou algumas estratégias que podem ser adotadas para melhorar a experiência do usuário de ponta a ponta:

  1. Comunicação ágil e acessível: Implemente soluções multicanais. Essas ferramentas podem auxiliar a responder as perguntas e solicitações rapidamente, em diferentes canais de comunicação. Isso mostra comprometimento e agilidade ao atender o cliente.
  2. Personalização do atendimento: Utilize ferramentas que possam trazer dados valiosos sobre seus clientes. Consequentemente, será possível conhecê-los mais profundamente, mostrar que a empresa valoriza cada um individualmente e aumentar a fidelização.
  3. Feedback e melhoria contínua: Crie rotinas e gerencie pesquisas que possam trazer feedbacks sobre a experiência pós-venda. Assim, é possível implementar melhorias e mostrar que a opinião do cliente é valorizada.
  4. Treinamento e capacitação da equipe: Invista em treinamentos para garantir que a equipe esteja qualificada e resolva problemas de forma ágil e eficaz, fornecendo serviços excepcionais.
  5. Automatização e tecnologia: A adoção de uma plataforma de experiência do cliente de ponta a ponta facilita a eficiência operacional e traz qualidade no contato com o cliente em toda a jornada.
 

É fundamental que os empreendedores responsáveis por PMEs reconheçam a importância de um sistema de pós-venda ativo para o sucesso dos negócios. Ao adotar estratégias eficazes, é possível conquistar uma base de clientes fiéis e satisfeitos, que não apenas retornarão para futuras compras, mas também se tornarão defensores da marca.

Sobre a ZENVIA 

Com atuação em toda a América Latina e quase 14 mil clientes, a ZENVIA é movida pelo propósito de criar um novo mundo de experiências, por meio de uma plataforma que empodera as empresas na criação de experiências únicas para seus clientes. No Mundo ZENVIA, acreditamos que a evolução tecnológica e a experiência humana, combinadas, são capazes de unificar toda a jornada do consumidor. Para saber mais, acesse o nosso site e confira os nossos perfis no LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.


 
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