03/07/2023 às 20h07min - Atualizada em 04/07/2023 às 00h00min

NEC lança solução para reduzir o consumo de energia em redes móveis

Entre os benefícios oferecidos estão: autonomia em se adaptar aos requisitos das operadoras móveis; redução contínua no consumo de energia em redes de vários fornecedores e maior eficiência na infraestrutura existente com o uso de Inteligência Artificial

SALA DA NOTÍCIA Marcos Dantas de Vasconcelos

A multinacional japonesa NEC anunciou o lançamento da solução de Energy Saving, da NEC Aspire Technology Limited, uma subsidiária do grupo e líder em soluções de tecnologia e integração de sistemas especializados. Trata-se de uma solução inteligente e autônoma focada na redução de energia e habilitada para Inteligência Artificial (AI). A oferta foi projetada para oferecer suporte às operadoras de redes móveis na redução do consumo de energia na Rede de Acesso de Rádio (RAN). A solução é agnóstica e adaptável aos requisitos de cada operadora móvel, ao mesmo tempo em que conta com suporte para as tecnologias 4G e 5G.

 

A GSMA Intelligence, empresa líder em fonte de dados e insights em pesquisas da indústria móvel no mundo, calculou que, em média, a rede de acesso móvel (RAN) é responsável por cerca de 73% do consumo total de energia de uma operadora móvel. A pesquisa também indica que a energia é geralmente o terceiro maior custo para as operadoras, depois de aluguel de sites e mão de obra. O crescimento do 5G, a propósito, é um fator que está pesando muito nas contas das operadoras móveis quando o assunto é o consumo energético. A GSMA Intelligence estima que, mesmo no melhor cenário, as redes móveis estão prestes a dobrar o consumo do recurso entre 2020 e 2025, graças à escalada no uso do 5G.

 

Os recursos de economia de energia desenvolvidos por diferentes fornecedores de equipamentos RAN para as várias tecnologias de acesso por rádio (2G, 3G, 4G e 5G) são geralmente estáticos e não otimizados para perfis de tráfego flutuantes. A solução  Aspire Energy Saving, por sua vez, aproveita a AI para analisar e prever de forma autônoma os padrões de tráfego de rede, permitindo que as operadoras ajustem os recursos a capacidade e desempenho necessários, resultando em reduções consideráveis no uso de energia. A solução configura e orquestra automaticamente os recursos dos sistemas para oferecer continuamente economia máxima e garantir a melhor experiência do usuário final.

 

A Aspire Energy Saving foi projetada para servir de suporte em sites com alimentação híbrida e para maximizar o tempo de execução da bateria durante períodos fora da rede, estendendo, assim, a disponibilidade do serviço móvel. A solução pode gerar pelo menos três vezes mais economia de energia em comparação com os recursos padrão dos sistemas para esse fim. Essas economias podem aumentar em até dez vezes, dependendo do comportamento do tráfego e da topologia da rede.

 

“O 5G está colocando muita pressão no consumo de energia das operadoras, especialmente enquanto elas mantêm as redes 2G, 3G e 4G funcionando. Nossa aplicação multifornecedor com AI aprende o comportamento do tráfego e age continuamente em um loop fechado totalmente automatizado, sem qualquer intervenção manual. A solução está ativa e oferece economia de OPEX para operadoras em todo o mundo, e agora estamos ampliando essa oferta junto com a NEC”, afirma Declan Friel, CTO da NEC Aspire Technology.

 

“As operadoras móveis estão fazendo um bom progresso em suas iniciativas de sustentabilidade, mas ainda precisam se concentrar no desempenho e na confiabilidade da rede para seus clientes. As soluções baseadas em AI, como o Aspire Enery Saving, apresentam uma opção atraente para as operadoras obterem informações críticas sobre o volume de energia que suas redes consomem e onde podem melhorar nesse sentido. Essas empresas agora têm a oportunidade de otimizar suas redes e gerar economias significativas com uma aplicação independente”, disse Hideyuki Ogata, gerente geral do departamento de soluções 5G da NEC.

 

Sobre a NEC Corporation

A NEC Corporation estabeleceu-se como líder na integração de TI e tecnologias de rede enquanto promove a declaração de marca "Orquestrando um mundo mais brilhante". A NEC permite que empresas e comunidades se adaptem às rápidas mudanças que ocorrem tanto na sociedade quanto no mercado, pois fornece os valores sociais de segurança, proteção, equidade e eficiência para promover um mundo mais sustentável, onde todos têm a chance de atingir todo o seu potencial. Para obter mais informações, visite a NEC em https://www.nec.com .

 

Assessoria de imprensa da NEC:

A4&Holofote Comunicação

Telefone: +55 11 3897 4122

 

Marília Pontes – [email protected]

Telefone: +55-11-3897-4127 | 11 9 9930-4862

Marcos Vinícius Dantas – [email protected]

Telefone: +5-11 9 9930-4862


Link
Notícias Relacionadas »