11/07/2023 às 16h41min - Atualizada em 12/07/2023 às 04h00min

Testes de Software têm a Inteligência Artificial como aliada

Com a tecnologia, é possível automatizar os processos, identificar falhas e até mesmo corrigir erros antes que aconteçam para o usuário final

Redação
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Fundamental para garantir o sucesso e a qualidade dos sistemas desenvolvidos, os testes de software são decisivos na hora de lançar ou atualizar uma aplicação de sucesso. Além disso, uma aliada para contribuir com o êxito desses testes é a Inteligência Artificial, expressão cada vez mais comum em nosso dia a dia e, sobretudo, uma parte importante no atual mercado de tecnologia.

Dados da Análise do Comportamento do Consumo do Itaú Unibanco mostram que o valor total gasto em ferramentas de Inteligência Artificial no país cresceu 196% só no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os números valorizam o papel da tecnologia no universo corporativo.

Para Daves Souza, CEO da SysMap Solutions, empresa brasileira que desenvolve soluções de software e oferece serviços especializados de TI, a utilização da Inteligência Artificial pode acelerar significativamente o processo de escrita de casos de uso para testes de software. “Com a tecnologia de Processamento de Linguagem Natural (PLN), uma IA pode ser treinada para analisar os requisitos do software e gerar automaticamente casos que cubram os cenários mais relevantes e críticos”.

O executivo comenta as possibilidades que a tecnologia oferece. “A IA também é capaz de identificar padrões e informações relevantes nos requisitos do software, como entradas e saídas, fluxos de trabalho e comportamentos específicos do sistema. Com base nesses dados, a Inteligência Artificial pode ajudar a criar scripts de testes completos e bem estruturados em pouco tempo, otimizando o trabalho de desenvolvedores e testadores”.

Os profissionais de QA (Quality Assurance), responsáveis pelo controle de qualidade em projetos pontuais ou squads permanentes, podem treinar um modelo de IA para aprender com os resultados e propor ajustes nos scripts já gerados, o que vai melhorar a eficácia dos testes subsequentes.

A etapa de testes, de forma geral, têm como um dos principais objetivos vasculhar o código em busca de divergências de requisitos, falhas, erros ou bugs antes que o sistema seja liberado para os usuários finais. Dessa forma, é possível corrigir os problemas identificados, mitigando erros e assegurando que a entrega seja feita de acordo com as especificações do cliente. Existem também os testes sintéticos, realizados já em ambientes de produção, que são capazes de varrer um sistema completo de forma automatizada em busca de problemas de desempenho e falhas de segurança, potencializando ainda mais a eficiência do processo de qualidade.

Além da execução dos testes em si, a criação de casos de uso é fundamental para garantir que o que foi pedido nos requisitos de fato esteja sendo realizado na aplicação. É importante que sejam descritos todos os cenários a serem testados, as entradas e saídas desejadas e os resultados esperados, garantindo que os testes sejam executados de forma consistente e padronizada.

“Ou seja, os testes são uma parte crucial do desenvolvimento de software e garantem a qualidade final. Agregando a inteligência artificial aos processos de QA, temos uma imensa aceleração e ampliação do alcance da qualidade do software”, conclui o executivo.


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