05/06/2023 às 11h22min - Atualizada em 06/06/2023 às 10h00min

Dia Mundial do Meio Ambiente: A nova era da exploração espacial pode diminuir ameaças aos ecossistemas terrestres

A busca por recursos no espaço pode ser a chave da produção de energia renovável na Terra

SALA DA NOTÍCIA Matheus Rossi

O Dia Mundial do Meio Ambiente acontece na próxima segunda (5), mas as soluções para os problemas ambientais da Terra podem estar no espaço. A proteção climática e ambiental são algumas das maiores preocupações da sociedade e a nova era da exploração espacial, conhecida como New Space, pode ser uma grande aliada na busca por recursos renováveis e, consequentemente, no combate às ameaças aos ecossistemas da Terra, afirmam Raul Colcher e Euclides Chuma, engenheiros e membros seniores do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade.

Raul Colcher aponta que ainda é necessário intensificar os esforços para que as tecnologias mais modernas da exploração espacial sejam utilizadas a fim de combater contextos tradicionalmente problemáticos na Terra, como o monitoramento ambiental em regiões ameaçadas.

O especialista chama a atenção para projetos de geração de energia limpa por meio da captação da energia solar em satélites em órbita. “Isso é muito atraente porque criaria uma fonte praticamente ilimitada de energia renovável, mas depende da superação de dificuldades tecnológicas e econômicas”.

Euclides Chuma explica que o progresso da exploração espacial deve “tornar viável gerar eletricidade na Terra usando painéis solares no espaço, que podem ser instalados em satélites ou na Lua”.

O feito ainda pode ser considerado um desafio, mas projetos mostram que é possível transformar a energia do Sol captada no espaço em ondas de rádio de alta frequência, recebidas na Terra por rectenas, um tipo de antena receptora usada para converter energia eletromagnética em eletricidade de corrente contínua.

Colcher relata que existem projetos para geração de energia limpa nos Estados Unidos, no Japão, na Rússia, na Coreia do Sul e na Índia, mas a China parece ter um dos programas mais avançados. “O país tem planos para uma estação com capacidade de geração comercial de energia já na década de 2030", afirma o engenheiro designado pelo IEEE como "Global Impact Creator", um dos que "inspira uma comunidade global a inovar para um amanhã melhor".

Chuma, que também é um "Global Impact Creator" do IEEE, afirma que a produção de recursos naturais em outros planetas pode ser feita com agricultores robóticos que trabalharão em conjunto com os seres humanos, sendo máquinas autônomas ou exoesqueletos humanos, capazes de produzir até mesmo alimentos no espaço. 

“A exploração espacial está na fronteira do conhecimento humano e, portanto, precisa de todos os recursos tecnológicos disponíveis, incluindo IA, AR, VR, Gêmeos Digitais, Computação Quântica, IoT”, afirma o especialista. 

Sobre o IEEE

O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países. Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas. O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.


Link
Notícias Relacionadas »